Se todos os meus professores fossem como este senhor eu seria um genio.
5 лет назад+23
Permita-me dar mais uma dica: Quando explica que 3.45 dá para a maioria das pessoas, ligando um só equipamento de cada vez, está correctíssimo, mas ainda acrescento que consegue fazer várias coisas "quase ao mesmo tempo" se ainda conhecer melhor os electrodomésticos e os souber usar. Eu por exemplo, consigo ter vários equipamentos ao mesmo tempo simplesmente pelo facto de: 1 - usar os botões de pausa de ciclo das máquinas de lavar roupa e louça mais recentes. posso pausar uma lavagem de roupa uns 3 minutos, para aquecer a água na chaleira eléctrica. Posso pausar uma lavagem de roupa 20 minutos, para fazer uns croquetes no forno. Depois, a máquina resume o estado. 2 - conhecer o ciclo de potência das máquinas. Uma máquina de lavar roupa consome, imaginemos, 1500W, ou seja, "sensivelmente" os 1.5kVA da potência contratada. Mas ela não consome sempre essa potência, pois, só no início dos ciclos e ciclos intermédios ela aquece a água, que é o ciclo de maior potência. O resto do tempo, enxaguamentos e etc, já está a trabalhar numa potência mais baixa. Nesse momento já por exemplo eu começo a ligar outras máquinas. O mesmo se passa com aquecimentos, para manter a temperatura de um quarto, só precisa de uma potência mínima, pois o que custa mais é aquecer um quarto frio. Ao aquecer, pode ligar as resitências todas, quando já tiver essa divisão quente, ligue a mínima (Ex: aquecimento a óleo). Algumas dicas de quem liga muita coisa em "quase-simultâneo"! Bem haja por todas as suas dicas, Pedro Andersson.
Tudo corretíssimo. Eu tenho até um gráfico com a energia de cada ciclo de cada equipamento. Mas não quis complicar :). O vídeo já está gigante só com coisas simples... Fica para outro "episódio".
Boa tarde A resposta é uma pergunta: será que posso usar a metodologia mencionada para baixar a potência contratada em instalação trifásica? Ou há outro tipo de condicionantes? Obrigado.
Carissimo Pedro gosto muito dos temas que tem abordado. E acompanho sempre. Quanto a este tema em special quero lhe deixar este meu contributo, convem alertar um promenor muito importante que a maioria não sabe. Considerar a mudança de potência quando o quadro no geral disparar e não quando for um dijuntor a disparar. Pois pode o quadro geral não disparar mas um dos dijuntores porque se está a ligar demasiados equipamentos ou um bastante consumidor, Potência em watts na mesma "linha". Aí convem consultar um eletricista para que reveja toda a instalação e que por exemplo se for o caso coloque mais um dijuntor para a situação em causa. por exemplo só para placa eletrica. Um abraço espero ter contribuido.
Excelente dica! Minha potencia era 3,45Kva e nao era suficiente, entao pedi uma melhora e logo a empresa alterou para 6,9Kva e eu não sabia que havia essas escalas. Obg, William Anjos
Esta dica é importantíssima!| Aqui em casa temos 3.45 e na realidade, acho que hoje em dia é bem mais fácil conseguirmos fazer tudo com os 3.45 em comparação com antigamente. Por exemplo, os computadores portáteis de hoje em dia, gastam facilmente 10 vezes menos que os computadores de desktop de à 15 anos. Quando mais mudamos a iluminação para LED ou lâmpadas economizadoras, mais lâmpadas conseguimos ter ligadas ao mesmo tempo. As TVs, exatamente a mesma coisa. A TV da sala de 32" não passa dos 20W se estiver no modo de poupança de energia. À 10 ou 15 anos era muito difícil uma TV gastar isso. Entre outras coisas, que hoje em dia são mais eficientes, embora tenhamos mais consumidores em casa atualmente. Como também temos bi-horário, alguns dos equipamentos que gastam mais, são ligados preferencialmente à noite e fins de semana. Dessa forma, também se dilui a probabilidade dos 3.45 kW não serem suficientes. Mais um bem haja forte por toda esta educação financeira :)
Muito obrigado! Pagava 17,14eur por 6,90kwa , agora pago 6eur por 3,45kwa. Só que para me mudarem a potencia na madeira cobram 6,10euros pela deslocação.
Há muitos anos que só uso a potência 3.45kva e dá para ter todos os normais electrodomésticos e ainda consigo ligar até 3 aparelhos potentes, forno, máquina de lavar roupa ou loiça e micro ondas esse é o limite... e ainda pelo vou ter desconto no IVA pelo nova lei certo. 😉😊
Tenho uma dúvida, na empresa onde estou a trabalhar a potência é 20,7 kvas tem o fogão e forno as vezes a trabalhar 3 carros eléctricos a carregar e 8 computadores e as luzes ligadas o dia todo, neste caso justifica se os 20,7 kva?
E pela primeira vez que talvez tenha a oportunidade de ter alguém que denúncia a E.D.P sobre o que se passa com a energia injetada na rede de painéis solares .
Eu pedi à Endesa, em Setembro de 2022, para baixar 1 escalão e disseram-me que isso correspondia a um novo contrato!! E que ia aumentar o preço a pagar pela electricidade.
Boas dicas, mas no meu caso tenho que ter 6,9 Porque tenho carro elétrico. A que ter em conta agora, torna-se comum o usso de carros elétricos e isso obriga a mudar a potência do quadro.
Eu fui fraudado na Luz por a Empresa Repsol. Mudei para a EDP. Paguei 145, 99 no dia 0,8 - 0,2 - 2024 a seguir recebo na minha caixa do correio, no dia 14 - 0,2 - 2024 com a importância de 155,25 € será que devo pagar? Obrigado.
Bom dia Pedro Gosto muito do seu programa. Aderi recentemente a EDP simples. potência 3.45kva Recebi a fatura contagem de: VAZIO-- 0---PONTA---0 CHEIO---1 o valor é de 19.78€ isto é possível? agradecia sua ajuda.
breves notas: - no exemplo referido tem aquecimento de agua e fogão eléctricos? - nos quadros mais recentes há uma função que indica o pico maximo de consumo nos ultimos dias, o que dá uma ideia de qual o escalão minimo sem ter q andar com testes. - nos quadros recentes tmb n ha necessidade de agendar alteração de potencia, é tudo feito remotamente (se bem que demora bastante tempo)
Nós temos contratado 6,9. Minha casa T4 com 3 pessoas a viver com os mesmos eletrodomésticos, ar condicionado e bomba de piscina. Devo diminuir a potência? Foi aconselhado pelo eletricista quando foi construída a 10 anos.
Boas, para se somar os valores vazio ponta e cheia, devemos somar ou fazer contas com a contagem que vem na fatura ou de mês a mês? Pois será que os valores na fatura é de sempre ou mês a mês. Os meus cumprimentos.
Olá boa noite. Eu em casa tenho instalação trifásica mas tenho contratado fornecimento monofásico. Os escalões diferem da tri para a mono. A minha questão é qual a potência minima que podemos contratar na monofásico. Obrigado
Olá. Tem por exemplo o da erse ou o da ADENE, nas como digo no vídeo não há nada como baixar um escalão de 3 em 3 meses até o quadro ir abaixo. Será esse o seu limite. REAL 🙂
Tenho uma placa de vitrocerâmica e forno elétrico, tinha 4,6 e reduzi para 3,45. Se ligar o forno não consegue ligar mais do que 1 a 2 discos em simultâneo (dependendo se estão no máximo ou não) mais luzes etc.
Na casa do meu pai ele tem a potencia basica, ele chega a casa apenas a noite nao custuma cozinhar apenas aquecer a comida, ver televisao, carregar telemóvel, luzes, lava a loica a mão e a roupa 1x por semana. Mesmo assim, paga mais que eu e a minha namorada nao faco ideia porque.
Pedro, muito obrigada por todas as suas dicas, sempre tão úteis. No meu caso, que tenho conta certa de electricidade ( potência contratada de 4,6) é possível pedir para mudar de potência?
Olá. Quase de certeza que tem o quadro mal dimensionado. É coisa para pedir a opinião a um eletricista. Não é normal.
5 лет назад
Quadro monofásico ou trifásico? Mesmo que seja monofásico, deve ter as máquinas ligadas em disjuntores distintos, pois o que deve estar a disparar é o disjuntor das tomadas onde estão ligadas as máquinas.
Claramente não é um problema de potência. Está a gastar a mais todos os meses sem necessidade. Tenho 4.6, ligo 3 máquinas e não vai abaixo. Veja com um eletricista :)
@@PedroAndersson Deve ser o meu problema, pois tenho 6,9 e quando tenho a maquina da louça não posso ligar mais nada na cozinha. Quando o meu filho liga o aquecedor no quarto, eu nem o micro-ondas posso ligar! Vai imensas vezes abaixo, desde que baixei de 10,35 para 6,9! Obrigada gosto imenso de o ouvir.
Isto não são contas poupança, é educação financeira. Obrigada por partilhar connosco ! Continue!! Bom trabalho!
Se todos os meus professores fossem como este senhor eu seria um genio.
Permita-me dar mais uma dica: Quando explica que 3.45 dá para a maioria das pessoas, ligando um só equipamento de cada vez, está correctíssimo, mas ainda acrescento que consegue fazer várias coisas "quase ao mesmo tempo" se ainda conhecer melhor os electrodomésticos e os souber usar. Eu por exemplo, consigo ter vários equipamentos ao mesmo tempo simplesmente pelo facto de: 1 - usar os botões de pausa de ciclo das máquinas de lavar roupa e louça mais recentes. posso pausar uma lavagem de roupa uns 3 minutos, para aquecer a água na chaleira eléctrica. Posso pausar uma lavagem de roupa 20 minutos, para fazer uns croquetes no forno. Depois, a máquina resume o estado. 2 - conhecer o ciclo de potência das máquinas. Uma máquina de lavar roupa consome, imaginemos, 1500W, ou seja, "sensivelmente" os 1.5kVA da potência contratada. Mas ela não consome sempre essa potência, pois, só no início dos ciclos e ciclos intermédios ela aquece a água, que é o ciclo de maior potência. O resto do tempo, enxaguamentos e etc, já está a trabalhar numa potência mais baixa. Nesse momento já por exemplo eu começo a ligar outras máquinas. O mesmo se passa com aquecimentos, para manter a temperatura de um quarto, só precisa de uma potência mínima, pois o que custa mais é aquecer um quarto frio. Ao aquecer, pode ligar as resitências todas, quando já tiver essa divisão quente, ligue a mínima (Ex: aquecimento a óleo).
Algumas dicas de quem liga muita coisa em "quase-simultâneo"!
Bem haja por todas as suas dicas, Pedro Andersson.
Tudo corretíssimo. Eu tenho até um gráfico com a energia de cada ciclo de cada equipamento. Mas não quis complicar :). O vídeo já está gigante só com coisas simples... Fica para outro "episódio".
Boa tarde
A resposta é uma pergunta: será que posso usar a metodologia mencionada para baixar a potência contratada em instalação trifásica? Ou há outro tipo de condicionantes?
Obrigado.
Carissimo Pedro gosto muito dos temas que tem abordado. E acompanho sempre.
Quanto a este tema em special quero lhe deixar este meu contributo, convem alertar um promenor muito importante que a maioria não sabe.
Considerar a mudança de potência quando o quadro no geral disparar e não quando for um dijuntor a disparar.
Pois pode o quadro geral não disparar mas um dos dijuntores porque se está a ligar demasiados equipamentos ou um bastante consumidor, Potência em watts na mesma "linha".
Aí convem consultar um eletricista para que reveja toda a instalação e que por exemplo se for o caso coloque mais um dijuntor para a situação em causa. por exemplo só para placa eletrica.
Um abraço espero ter contribuido.
Excelente dica! Minha potencia era 3,45Kva e nao era suficiente, entao pedi uma melhora e logo a empresa alterou para 6,9Kva e eu não sabia que havia essas escalas.
Obg, William Anjos
Esta dica é importantíssima!| Aqui em casa temos 3.45 e na realidade, acho que hoje em dia é bem mais fácil conseguirmos fazer tudo com os 3.45 em comparação com antigamente. Por exemplo, os computadores portáteis de hoje em dia, gastam facilmente 10 vezes menos que os computadores de desktop de à 15 anos. Quando mais mudamos a iluminação para LED ou lâmpadas economizadoras, mais lâmpadas conseguimos ter ligadas ao mesmo tempo. As TVs, exatamente a mesma coisa. A TV da sala de 32" não passa dos 20W se estiver no modo de poupança de energia. À 10 ou 15 anos era muito difícil uma TV gastar isso. Entre outras coisas, que hoje em dia são mais eficientes, embora tenhamos mais consumidores em casa atualmente. Como também temos bi-horário, alguns dos equipamentos que gastam mais, são ligados preferencialmente à noite e fins de semana. Dessa forma, também se dilui a probabilidade dos 3.45 kW não serem suficientes.
Mais um bem haja forte por toda esta educação financeira :)
Obrigado Pedro.
Muito obrigado! Pagava 17,14eur por 6,90kwa , agora pago 6eur por 3,45kwa. Só que para me mudarem a potencia na madeira cobram 6,10euros pela deslocação.
Sem dúvida uma informação muito importante. Obrigado pela partilha.
Obrigada
Vídeo maravilhoso. 👏🏻👏🏻👏🏻obrigada
Ótimas dicas. Sugeria que falassem sobre os quadros trifásicos e monofásicos. Obrigado e continuação de bom trabalho.
Quero lhe agradecer durante muitos anos paguei 6.9kva sendo completamente desnecessário. Vou já mudar. Muito obrigada
Há muitos anos que só uso a potência 3.45kva e dá para ter todos os normais electrodomésticos e ainda consigo ligar até 3 aparelhos potentes, forno, máquina de lavar roupa ou loiça e micro ondas esse é o limite... e ainda pelo vou ter desconto no IVA pelo nova lei certo. 😉😊
Gostaria que fizesse um comentário sobre os painéis fotovoltaicos, se vale a pena ou não no aspeto de poupança.
Muito obrigada pela explicação simples mas muito completa.
Tenho uma dúvida, na empresa onde estou a trabalhar a potência é 20,7 kvas tem o fogão e forno as vezes a trabalhar 3 carros eléctricos a carregar e 8 computadores e as luzes ligadas o dia todo, neste caso justifica se os 20,7 kva?
Mas tem que saber qual a potência de cada máquina atenção a quem tem um cilindro que consome muito
Obrigado Pedro Anderson, mais uma informação preciosa...Bem Haja
E pela primeira vez que talvez tenha a oportunidade de ter alguém que denúncia a E.D.P sobre o que se passa com a energia injetada na rede de painéis solares .
Eu pedi à Endesa, em Setembro de 2022, para baixar 1 escalão e disseram-me que isso correspondia a um novo contrato!! E que ia aumentar o preço a pagar pela electricidade.
Boas dicas, mas no meu caso tenho que ter 6,9
Porque tenho carro elétrico.
A que ter em conta agora, torna-se comum o usso de carros elétricos e isso obriga a mudar a potência do quadro.
Eu fui fraudado na Luz por a Empresa Repsol.
Mudei para a EDP.
Paguei 145, 99 no dia 0,8 - 0,2 - 2024 a seguir recebo na minha caixa do correio, no dia 14 - 0,2 - 2024 com a importância de 155,25 € será que devo pagar?
Obrigado.
E as potências 1,15 kVA e 2,3 kVA e 3,45 kVA? Servem para alguma coisa?
Muito interessante. Gostei muito! Obrigado
Bom dia Pedro
Gosto muito do seu programa.
Aderi recentemente a EDP simples. potência 3.45kva Recebi a fatura contagem de: VAZIO-- 0---PONTA---0 CHEIO---1 o valor é de 19.78€ isto é possível? agradecia sua ajuda.
breves notas:
- no exemplo referido tem aquecimento de agua e fogão eléctricos?
- nos quadros mais recentes há uma função que indica o pico maximo de consumo nos ultimos dias, o que dá uma ideia de qual o escalão minimo sem ter q andar com testes.
- nos quadros recentes tmb n ha necessidade de agendar alteração de potencia, é tudo feito remotamente (se bem que demora bastante tempo)
Nós temos contratado 6,9. Minha casa T4 com 3 pessoas a viver com os mesmos eletrodomésticos, ar condicionado e bomba de piscina. Devo diminuir a potência? Foi aconselhado pelo eletricista quando foi construída a 10 anos.
Boas, para se somar os valores vazio ponta e cheia, devemos somar ou fazer contas com a contagem que vem na fatura ou de mês a mês? Pois será que os valores na fatura é de sempre ou mês a mês. Os meus cumprimentos.
Olá boa noite. Eu em casa tenho instalação trifásica mas tenho contratado fornecimento monofásico. Os escalões diferem da tri para a mono. A minha questão é qual a potência minima que podemos contratar na monofásico. Obrigado
Se for nos novos contadores elétricos eles nem necessitam de ir a nossa casa conseguem fazer remotamente
Certo.
Bom dia. Parabéns sempre pelos vídeos. Qual o simulador recomendável?
Olá. Tem por exemplo o da erse ou o da ADENE, nas como digo no vídeo não há nada como baixar um escalão de 3 em 3 meses até o quadro ir abaixo. Será esse o seu limite. REAL 🙂
@@PedroAnderssonDicasDePoupanca muito obrigado. Percebi seu ponto de vista. Muito obrigado
Será que para uma placa de indução e um forno elétrico os 4.6 são suficientes? Atualmente tenho um a potência de 5.75
É como refiro no vídeo. Só tem uma forma de saber. Reduza. Se for abaixo volta a subir :). Depende se quer dar-se a esse trabalho.
Tenho uma placa de vitrocerâmica e forno elétrico, tinha 4,6 e reduzi para 3,45. Se ligar o forno não consegue ligar mais do que 1 a 2 discos em simultâneo (dependendo se estão no máximo ou não) mais luzes etc.
Na casa do meu pai ele tem a potencia basica, ele chega a casa apenas a noite nao custuma cozinhar apenas aquecer a comida, ver televisao, carregar telemóvel, luzes, lava a loica a mão e a roupa 1x por semana. Mesmo assim, paga mais que eu e a minha namorada nao faco ideia porque.
veja se tem máquinas mais consumidoras (antigas).
Com 4,6 o que consegue ter ligado ao mesmo tempo?
3 máquinas e o resto. As minhas são todas A++
Pedro, muito obrigada por todas as suas dicas, sempre tão úteis. No meu caso, que tenho conta certa de electricidade ( potência contratada de 4,6) é possível pedir para mudar de potência?
Pedro eu tenho 10.35 e se ligar 2 máquinas de lavar uma de secar ao mesmo tempo o quadro vai abaixo o que devo fazer ?
Olá. Quase de certeza que tem o quadro mal dimensionado. É coisa para pedir a opinião a um eletricista. Não é normal.
Quadro monofásico ou trifásico? Mesmo que seja monofásico, deve ter as máquinas ligadas em disjuntores distintos, pois o que deve estar a disparar é o disjuntor das tomadas onde estão ligadas as máquinas.
Claramente não é um problema de potência. Está a gastar a mais todos os meses sem necessidade. Tenho 4.6, ligo 3 máquinas e não vai abaixo. Veja com um eletricista :)
@@PedroAndersson
Deve ser o meu problema, pois tenho 6,9 e quando tenho a maquina da louça não posso ligar mais nada na cozinha. Quando o meu filho liga o aquecedor no quarto, eu nem o micro-ondas posso ligar! Vai imensas vezes abaixo, desde que baixei de 10,35 para 6,9!
Obrigada gosto imenso de o ouvir.
@@conceicaonovais9419 contacte um eletricista. Não é normal :)