Mais um vídeo ótimo, professor! Conseguir se concentrar com tantas vozes ao redor é uma mega operação também!! P.S. Com direto a efeito sonoro de espirro no " bora pro vídeo" 😂😂😂😂
Só uma correção: Lá da janela do Palácio Apostólico, o Papa não "faz missa", Como você falou. Daquela primeira janela da direita para a esquerda, onde se localiza a biblioteca do Papa, quase todos os domingos, às 12h00, ele aparece para rezar a oração do Angelus ou em algumas datas especiais, como Natal e Páscoa ele aparece nessa janela apenas para para dar a famosa benção "URBI ET ORBI", ou seja, benção "À CIDADE E AO MUNDO". Ele aproveita também essas ocasiões para fazer discursos sobre temas atuais do mundo e da igreja. As missas ele reza na Basílica de São Pedro, na praça ou nas capelas dentro dos muros do Vaticano. Fui seminarista e morei um ano no Vaticano.
As indulgências sempre foram concedidas de forma gratuita, qual o sentido de vendê-las? Ademais, quais fontes primárias podem ser consultadas sobre “vender pedaços do céu”?
Só um detalhe: Lutero não foi contra a Igreja católica somente por causa das indulgências. A burguesia tinha dinheiro mas não tinha poder. O poder estava nas mãos da nobreza e apoiado pela igreja. Fundando sua própria igreja Lutero poderia se associar com a burguesia, e foi isso que ele fez, e juntos teriam mais poder.
Não é nada disso, respeito o conhecimento de história do professor, mas falta-lhe o conhecimento teológico. O Papa podia comutar uma penitência que exigisse grande esforço por parte do fiel, por um pecado cometido, já que mesmo tendo se arrependido, não se pode reverter as consequências do mal que se cometeu. Por exemplo, ao roubar uma família que por isso, entrou em falência e cujos filhos sofreram as terríveis consequências, o mesmo se aplique a quem foi corrupto e desviou verbas destinadas a um hospital, por exemplo, causando sofrimento, dor e mesmo óbito de tantas pessoas. O fato de se arrepender e buscar a confissão, não é capaz de fazer retroagir o mal feito. Por isso, o confessor deveria aplicar ao penitente uma penitência adequada que, correspondendo ao mal que foi feito, pudesse reparar, de certa forma aquela má ação, dedicando horas de trabalho voluntário, ou procurando restituir o que fora injustamente roubado. No caso das Indulgências, o Papa decretava que fossem feitas doações para a construção da Basílica de São Pedro, de modo que aqueles que houvessem prejudicado outrem, no passado, pudessem ressarcir a comunidade dos fiéis, ou seja a Igreja, através dessas ofertas, já que “a fé sem obras é morta”, como diz o Apóstolo São Tiago.
Em relação às Indulgências também há erros. O assunto não é tão simplista assim. Ao invés de se fazer uma grande peregrinação ou um imenso sacrifício que custasse grande esforço em virtude das consequências do pecado cometido ao longo da vida, o penitente procurava reparar seus erros fazendo uma doação que lhe custasse uma determinada renúncia pecuniária para a construção de uma obra pia, fosse um hospital onde doentes seriam tratados de suas enfermidades ou uma igreja onde pecadores poderiam se reconciliar de seus erros e as almas do purgatório seriam sufragadas de suas penas referentes aos pecados cometidos ao longo de suas vidas.
O farol da história, a bússola que conduz ao conhecimento isso é o senhor professor, seu nome deveria ser escrito nas pirâmides do Egito, como os nomes dos Heróis do imperador Napoleão 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@@canalhistoriaetu15 sim senhor, seu canal é o único que eu sou inscrito, na temática história. Parabéns pelo trabalho e saiba que o senhor agrega muito.
Qual a fonte que o Papa vendia indulgências? Pergunta genuína. Já que é um canal de história, deveria ao menos ter embasamento nas falácias que vão alegar
Quantos erros em um vídeo de 16 minutos, historiador com certeza não é, quanta preguiça para pesquisar antes de falar inverdades, doeu quando falou que antes havia uma "Igrejinha", não era uma igrejinha, era a basílica constantina, tinha 125 metros de comprimento, 75 de largura e 35 metros de altura, e a basílica de são Pedro não é uma catedral o papa é o bispo de Roma e a catedral é a arquibasilica de são João de latrão, e tem pelo menos 7 erros grotescos de história no vídeo, acham que ninguém vai refutar vai vomitar fake News e iremos ficar quietos.
A Igreja não autorizou a "venda de indulgências". Este termo depreciativo foi cunhado pelos protestantes em sua abordagem dos eventos que antecederam a ruptura com a Igreja de Roma. Indulgências são a remissão das penas referentes aos pecados absolvidos mediante confissão, não havendo nenhuma relação ou efeito sobre a salvação do crente. De fato, começaram a surgir abusos referentes à sua aplicação por parte de alguns emissários, principalmente na Alemanha, que exageravam em sua pregação sobre os efeitos destas [ indulgências] às almas, escandalizando os piedosos e, de certo modo, induzindo ao engano aqueles que as buscavam. O próprio Martinho Lutero, em suas 95 teses, não era contrário nem ao papa, nem às indulgências, nem ao purgatório, mas criticava avidamente os abusos dos pregadores de indulgências!
@@guchpl, o uso deste termo não é correto, pois ele faz parte de uma propaganda construída em torno de uma narrativa anticatólica e antipapal. Os abusos de alguns subordinados não podem ser imputados à Igreja como um todo ou à hierarquia eclesiástica, que fez muito para tentar dissipar esses atos vergonhosos por parte destes emissários. No entanto, devido à crise geral nas instituições cristãs que se arrastavam desde o século XII, a reforma só pôde ser concretizada com sucesso a partir do século XVI, com a realização do Concílio de Trento. Nesse concílio, que ouviu com grande avidez as objeções dos protestantes sobre a disciplina e moralidade dos eclesiásticos, determinou as devidas reprimendas e, não sem obstáculos, implementou-as sem demora.
Meu comentário foi baseado no seu relato: "do nada, rolou uma missa". Comentei o termo certo, não a solenidade que estava ocorrendo. Teu trabalho é ótimo, mas a humildade também. Não se sinta criticado, mas sim auxiliado. Só isso.
Mesmo católica, não concordo com o que foi feito pra ter esa basílica e tb acho que deveriam vender muita coisa pra melhorar a fome no mundo, parabéns professor e oh liga pros hates não, é inveja
Minha irmã, imagine vender no ebay o teto da capela Sistina...não dá, aliás as coisas do Vaticano só tem esse valor pois elas estão juntas ali, imagina os milhões de turistas que passam pelo Vaticano e tudo isso gera renda, mas renda do que se houvesse uma venda das obras de arte, ali elas podem ser admiradas por todos, muito mais do que em coleções particulares. Esse dinheiro do turismo muitas vezes vai para a caridade, tido que a Igreja é uma instituição de caridade gigantesca. Em suma compensa muito mais do jeito que está
Gratidão, pela partilha. Envio-lhes votos de Sol, Serenidade, Sabedoria e VIDA LONGA.
Gratidão 🙏
Amo a história da Europa, não sou católico mas adoro suas igrejas antigas, principalmente as rococós... Amo história
Elas são lindas demais. Cada uma com detalhes únicos.
@@canalhistoriaetu15 faz um vídeo explicando cada parte... Oque é aquele negócio marrom no meio da basílica, que parece um castelo
Eu adoro a forma como o professor explica, de forma simples e trazendo exemplos atuais e assim até pessoas mais simples/leigas conseguem entender.
Essa Estátua de Constantino Em York Onde Ele Foi Proclamado imperador Por seus Soldados Após A Morte de Seu Pai É Magnífica.
Esse "senta que lá vem a história" me joga lá nos anos 90 toda vez
Do nada uma missa, ate eu que nao sou católica iria assistir. Estou adorando esses vídeos
Estou adorando esse vídeo! A Basílica de São Pedro é muito linda.❤
Muito obrigado ☺️
Mto lindo o lugar essa igreja mto linda.🤗🤗🤗🤗🤗🤗👍👍👍👍
🥰😍
Parabéns pelo video professor. Seu jeito de narrar os acontecimentos é muito didático.
Muiito Obriagdo ☺️
Amei a história do Vaticano
Mais Um Vídeo Maravilhoso Professor Danillo.
Muito obrigado ☺️
Muito interessante
Mais um vídeo ótimo, professor!
Conseguir se concentrar com tantas vozes ao redor é uma mega operação também!!
P.S. Com direto a efeito sonoro de espirro no " bora pro vídeo" 😂😂😂😂
Muito obrigado ☺️
Só uma correção: Lá da janela do Palácio Apostólico, o Papa não "faz missa", Como você falou. Daquela primeira janela da direita para a esquerda, onde se localiza a biblioteca do Papa, quase todos os domingos, às 12h00, ele aparece para rezar a oração do Angelus ou em algumas datas especiais, como Natal e Páscoa ele aparece nessa janela apenas para para dar a famosa benção "URBI ET ORBI", ou seja, benção "À CIDADE E AO MUNDO". Ele aproveita também essas ocasiões para fazer discursos sobre temas atuais do mundo e da igreja. As missas ele reza na Basílica de São Pedro, na praça ou nas capelas dentro dos muros do Vaticano. Fui seminarista e morei um ano no Vaticano.
Que massa!
Obrigado pelo esclarecimento 🥰
@@canalhistoriaetu15 Imagina, eu vivi neste lugar por um ano. Conheço a rotina do Vaticano em detalhes. Só desculpe a intromissão.
Excelente video ..
Muito obrigado ☺️
Eu precisando lavar louça e o professor posta mais um vídeo. Assim é difícil... 😅❤❤❤
😂😂😂 agora só segunda
As indulgências sempre foram concedidas de forma gratuita, qual o sentido de vendê-las? Ademais, quais fontes primárias podem ser consultadas sobre “vender pedaços do céu”?
Adorei teu vídeo. Parabéns.
Muito obrigado ☺️
Um Vídeo Esplendoroso!
Muito obrigado ☺️
Você poderia fazer um vídeo sobre o escritor e filosofo italiano Umberto Eco, por favor?
Uma biografia?
@@canalhistoriaetu15 sim, seria interessante.
Se foi correto ou não o importante é que fizeram uma obra prima do renascimento.
Mais um vídeo incrível!
Muito obrigado 😁
Eu gostei muito!
Só um detalhe: Lutero não foi contra a Igreja católica somente por causa das indulgências. A burguesia tinha dinheiro mas não tinha poder. O poder estava nas mãos da nobreza e apoiado pela igreja. Fundando sua própria igreja Lutero poderia se associar com a burguesia, e foi isso que ele fez, e juntos teriam mais poder.
Mais um vídeo maravilhoso ❤
Muito obrigado ☺️
Gente que loucura essa história onde já se viu comprar coisas que não se pode como o pedaço do céu ou o perdão de alguém mas a igreja é linda 😍
😍🥰
Não é nada disso, respeito o conhecimento de história do professor, mas falta-lhe o conhecimento teológico. O Papa podia comutar uma penitência que exigisse grande esforço por parte do fiel, por um pecado cometido, já que mesmo tendo se arrependido, não se pode reverter as consequências do mal que se cometeu. Por exemplo, ao roubar uma família que por isso, entrou em falência e cujos filhos sofreram as terríveis consequências, o mesmo se aplique a quem foi corrupto e desviou verbas destinadas a um hospital, por exemplo, causando sofrimento, dor e mesmo óbito de tantas pessoas. O fato de se arrepender e buscar a confissão, não é capaz de fazer retroagir o mal feito. Por isso, o confessor deveria aplicar ao penitente uma penitência adequada que, correspondendo ao mal que foi feito, pudesse reparar, de certa forma aquela má ação, dedicando horas de trabalho voluntário, ou procurando restituir o que fora injustamente roubado. No caso das Indulgências, o Papa decretava que fossem feitas doações para a construção da Basílica de São Pedro, de modo que aqueles que houvessem prejudicado outrem, no passado, pudessem ressarcir a comunidade dos fiéis, ou seja a Igreja, através dessas ofertas, já que “a fé sem obras é morta”, como diz o Apóstolo São Tiago.
Legal!
❤❤❤❤
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida é muito parecida com a Catedral de São Pedro... só reparei nisto agora...
Indulgência não é perdão de pecados , mas redução das penas do purgatório.
Uma Sujestão Deveria Ver o Colosso de Nero E o Colosso De Constantino A Cópia Reconstruída Do Original.
Espero Visitar um Dia.
Não vai se arrepender 🥰
"Que a basílica de São Pedro é o coração do cristianismo todo mundo sabe..."
São João do Latrão: -_-
Em relação às Indulgências também há erros. O assunto não é tão simplista assim. Ao invés de se fazer uma grande peregrinação ou um imenso sacrifício que custasse grande esforço em virtude das consequências do pecado cometido ao longo da vida, o penitente procurava reparar seus erros fazendo uma doação que lhe custasse uma determinada renúncia pecuniária para a construção de uma obra pia, fosse um hospital onde doentes seriam tratados de suas enfermidades ou uma igreja onde pecadores poderiam se reconciliar de seus erros e as almas do purgatório seriam sufragadas de suas penas referentes aos pecados cometidos ao longo de suas vidas.
Agora faz um vídeo sobre a hagia sofia
Esse vídeo se vale quando eu for lá 😂
*Vivendo e aprendendo 😊*
🥰☺️
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
🥰😍
O farol da história, a bússola que conduz ao conhecimento isso é o senhor professor, seu nome deveria ser escrito nas pirâmides do Egito, como os nomes dos Heróis do imperador Napoleão 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu? 😳🥲 muito obrigado ☺️
@@canalhistoriaetu15 sim senhor, seu canal é o único que eu sou inscrito, na temática história. Parabéns pelo trabalho e saiba que o senhor agrega muito.
👏🏿👏🏿👏🏿
🥰😍
O homem não sabe o que é Indulgência e diz ensinar História, é o fim.
Qual a fonte que o Papa vendia indulgências? Pergunta genuína.
Já que é um canal de história, deveria ao menos ter embasamento nas falácias que vão alegar
Não mostrou o túmulo de SÃO PEDRO 😢
Quantos erros em um vídeo de 16 minutos, historiador com certeza não é, quanta preguiça para pesquisar antes de falar inverdades, doeu quando falou que antes havia uma "Igrejinha", não era uma igrejinha, era a basílica constantina, tinha 125 metros de comprimento, 75 de largura e 35 metros de altura, e a basílica de são Pedro não é uma catedral o papa é o bispo de Roma e a catedral é a arquibasilica de são João de latrão, e tem pelo menos 7 erros grotescos de história no vídeo, acham que ninguém vai refutar vai vomitar fake News e iremos ficar quietos.
Se não gosta, faz melhor
@@monicamuniz2132 a questão não é gostar ou deixar de gostar a questão é passar informações erradas, agora se você gosta de ser enganada problema seu.
@@cleisons.vieira1245 nossa vc é extremamente educado, parabéns e passe bem
Refutou. Vai nos avisando aí camarada 👍
@@canalhistoriaetu15 por isso que te admiro tanto, vc é demais ❤️
A Igreja não autorizou a "venda de indulgências". Este termo depreciativo foi cunhado pelos protestantes em sua abordagem dos eventos que antecederam a ruptura com a Igreja de Roma. Indulgências são a remissão das penas referentes aos pecados absolvidos mediante confissão, não havendo nenhuma relação ou efeito sobre a salvação do crente. De fato, começaram a surgir abusos referentes à sua aplicação por parte de alguns emissários, principalmente na Alemanha, que exageravam em sua pregação sobre os efeitos destas [ indulgências] às almas, escandalizando os piedosos e, de certo modo, induzindo ao engano aqueles que as buscavam. O próprio Martinho Lutero, em suas 95 teses, não era contrário nem ao papa, nem às indulgências, nem ao purgatório, mas criticava avidamente os abusos dos pregadores de indulgências!
Ou seja?
@@guchpl, o uso deste termo não é correto, pois ele faz parte de uma propaganda construída em torno de uma narrativa anticatólica e antipapal. Os abusos de alguns subordinados não podem ser imputados à Igreja como um todo ou à hierarquia eclesiástica, que fez muito para tentar dissipar esses atos vergonhosos por parte destes emissários. No entanto, devido à crise geral nas instituições cristãs que se arrastavam desde o século XII, a reforma só pôde ser concretizada com sucesso a partir do século XVI, com a realização do Concílio de Trento. Nesse concílio, que ouviu com grande avidez as objeções dos protestantes sobre a disciplina e moralidade dos eclesiásticos, determinou as devidas reprimendas e, não sem obstáculos, implementou-as sem demora.
Sempre vou culpar esse papa por ser a causa da existência dos evangélicos grr
Meu amigo, missa não "rola". Missa é celebrada. É importante para teu trabalho ser apreciado, falar o correto. No mais, bom trabalho
Nem missa é, é o caminho Caminho neocatecumenal. Se quer corrigir, corrige direito.
Meu comentário foi baseado no seu relato: "do nada, rolou uma missa". Comentei o termo certo, não a solenidade que estava ocorrendo. Teu trabalho é ótimo, mas a humildade também. Não se sinta criticado, mas sim auxiliado. Só isso.
Mesmo católica, não concordo com o que foi feito pra ter esa basílica e tb acho que deveriam vender muita coisa pra melhorar a fome no mundo, parabéns professor e oh liga pros hates não, é inveja
Minha irmã, imagine vender no ebay o teto da capela Sistina...não dá, aliás as coisas do Vaticano só tem esse valor pois elas estão juntas ali, imagina os milhões de turistas que passam pelo Vaticano e tudo isso gera renda, mas renda do que se houvesse uma venda das obras de arte, ali elas podem ser admiradas por todos, muito mais do que em coleções particulares. Esse dinheiro do turismo muitas vezes vai para a caridade, tido que a Igreja é uma instituição de caridade gigantesca. Em suma compensa muito mais do jeito que está
É muito luxo a custa de muitas corrupções venda de indulgência e relíquias.