Com escândalo na Justiça, governo Lula bate recorde de denúncias de assédio / GAZETA DO POVO
HTML-код
- Опубликовано: 10 фев 2025
- 🎂 ANIVERSÁRIO GAZETA DO POVO - A Gazeta faz aniversário mas o presente é seu. Assine o jornal que há 106 anos tem a sua credibilidade testada pelo tempo. Só R$5/mês nos 6 primeiros meses. Acesse: bit.ly/3Y2U9hI
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
“Alguém que pratica assédio não vai ficar no governo”, disse o presidente Lula após a demissão de Silvio Almeida do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em setembro de 2024. A promessa, no entanto, parou no afastamento de Almeida, acusado de assediar sexualmente um grupo de mulheres que incluía outra ministra de Estado - Anielle Franco, da Igualdade Racial.
No mês seguinte, uma crise semelhante foi deflagrada no governo pelo movimento negro, por meio de uma matéria publicada no site Alma Preta, “especializado na temática étnico-racial”. Segundo o texto, 17 servidores afirmam que o ambiente no Ministério das Mulheres é marcado pela tensão e a insegurança, devido ao clima de perseguição instaurado pela ministra Cida Gonçalves, ainda no cargo.
Desta vez, o palco do escândalo é o Ministério da Justiça, comandado por Ricardo Lewandowski, onde pelo menos 15 pessoas relatam perseguições, humilhações e práticas abusivas ocorridas na Diretoria de Cidadania e Alternativas Penais (Dicap) da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) - antigo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
De acordo com informações recebidas por meio do sistema Fala.BR, plataforma de ouvidoria da Controladoria-Geral da União (CGU), os alvos das denúncias são a diretora da Dicap, Mayesse Silva Parizi, e a coordenadora de gabinete do órgão, Suzana Inês de Almeida e Silva. As duas, que seguem em seus cargos, são acusadas de perseguir, demitir injustamente, ameaçar, silenciar e tratar de forma não igualitária policiais penais e funcionários terceirizados.
➕ Leia a matéria completa: bit.ly/4aLx8Vj
DESTAQUES DO PROGRAMA:
📌 Governo Lula coleciona denúncias de assédio. Agora é a vez do Ministério da Justiça
📌 Fachin propõe novas obrigações para polícia nas favelas e levanta objeções no STF
📌 Mesmo sem Moraes, TSE tende a manter cassação de Carla Zambelli por suspeitar de urnas
É a partir das 13h30, ao vivo.
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
CANAL NO WHATSAPP! Receba o melhor dos conteúdos da Gazeta em nosso canal no Whats. São reportagens, artigos, ebooks, áudios, vídeos e muito mais. Acesse o link e ative o sininho de notificações ao lado do nome do canal: www.whatsapp.c...
#assedio #MinisteriodaJustiça #RicardoLewandowski