6:36 sobre o baixo de 6 cordas ser mais difícil na questão física, acho que agora está explicado porque eu apanhei tanto em questões como abafamento e até mesmo no pizzicato. Sou completamente iniciante, começando do zero sem nenhum contato prévio com outros instrumentos de cordas e no início foi muito difícil e frustrante aprender a abafar as cordas e até mesmo conseguir fazer um pizzicato limpo, com um som bonito e definido. No "rebote" do pizzicato, eu sempre batia muito forte na corda de cima (talvez pelo espaço entre as cordas ser pequeno) e ficava muito frustrado por não conseguir deixar o som mais limpo, mas graças a Deus com muita insistência, já consegui melhorar e vejo um pouco de progresso nos meus estudos. Sobre o que é mencionado no vídeo de o baixo de 6 cordas te dar mais possibilidades de encontrar as mesmas notas em posições mais acessíveis, eu tenho notado isso ao ver videos de tutoriais de músicas no RUclips. Eu vejo os caras fazendo alguns riffs difíceis no baixo de 4 cordas, mas quase sempre encontro uma posição um pouco mais fácil e confortável no meu de 6 cordas.
Tenho o privilégio de ter baixos de 4, 5 e 6 cordas (e fretless). Ter trabalho a mais pra desenvolver as técnicas para cada instrumento é um desafio gratificante!
Ótima explanação, amigo. Tenho um baixo de 4 cordas (Fender Precision Bass Plus 1990), e não sinto necessidade de mais cordas, até porque não sou craque como você, longe disso. Para o que quero tocar estou satisfeito. Portanto o baixo de 6 cordas, assim como o de 5, não me enche os olhos. Mas que é bonito ver um bom profissional tocando um instrumento desse, isso é. Parabéns, e sucesso!
Boa tarde professor, essa nova geração de músicos , ficam tentando de várias formas, desfazerem do baixo de 4 cordas , falam que os de 4 cordas, são baixos limitados, e a vantagem é os 5 cordas. Eu acho isso um absurdo.. Falam que a corda Si, do baixo de 5 cordas, tem mais grave. Mas isso não significa que o de 5 é melhor.
Eu toco Hardcore/Metal e costumo tocar 4 cordas na afinação padrão (EADG), mas tem muitas musicas que são em Drop D (DADG) ou as vezes até em Drop C (CGCF). Vale a pena migrar pra 5 ou 6 cordas?
Um colega pegou um pra tocar, como é um violonista top, foi seco na corda dó pensando que tava correto a afinação, mas o dono era violonista meia boca, daí na primeira puxada, já sentiu o erro, tava afirmado como si, e não usou mais, daí me perguntou sobre a afinação correta, dó e claro, acho muito largo o braço do 6 cordas, meu é 5.
Se tocar heavy metal com baixo 6 cordas ,usando pedaleira ,é possivel ate fazer a parte de guitarra base na hora do solo do guitarrista,caso nao tenha 2 guitarristas.
Ótimo vídeo, perfeito como sempre Duvalle, um espera ter aulas com vc, mais cara eu tenho um condor seis cordas e rapaz, já acostumei dmais com ele, quando pego um quatro cordas me sinto estranho, mais realmente tudo que vc disse é a mais pura verdade, principalmente no slap, cara como o slap é difícil, mais tipo difícil pra caralho, a parte de deixar o som do slap mais limpo, caramba como é difícil abafar a B e a E quando tô tocando, e a distância das cordas tbm é outro problema, muito juntinhas, mais tudo é igual vc disse o ser humano é adaptável, estou tentando me adaptar pra tirar um som mais limpo mais é bem complicado, um dia chego lá, sempre vejo seus vídeos que são ótimos a propósito, parabéns continue esse belo trabalho! E bora praticar!
pra mim o baixo fica muito mais confortável, pois tenho tendinite e o espaço das cordas ficam muito melhor pra mim, pois cheguei até a parar de tocar de tanta dor na mão esquerda, pois usava um 4 cordas...
Pra variar, Excelente vídeo e conteúdo. Tenho Dmark 6 cordas (MARAVILHOSO) Tenho Sire V3 4 Cordas, top tbem. Sou um velhinho aprendiz. No 6 cordas tenho dificuldade de acertar a corda, principalmente em pé (preciso mais). O peso em kg do 6 cordas é ruim pra mim e o custo do encordoamento. Porém, a sizona vai bem demais nos momentos de interiorização na igreja. Pra acabar com este meu dilema, vou ter q vender um, pra não ter opção.....rsrs Abraços
Eu tenho um de 4 cordas e um de 6 cordas, gosto muito dos dois. Há duas semanas comprei um de sete cordas, mas, apesar de gostar do timbre e sonoridade achei muito desconfortável para tocar por conta da largura do braço
Gosto dos Tagima, o que eu não gosto e desse escapamento, faz um bass de 6 com o escapamento de 18.5 num máximo,vai vender como água,lembra dos tagimão , sucesso de venda e quem tem não vende.. é e porque o escapamento do tagimão si num mim engano é 20 ou 19 , mostro....
Vale lembrar do efeito visual, quando você vai pra Gig e tira o Bass da bag e as pessoas ficam "caramba, ele usa um baixo de 6 cordas!" Kkkk conteúdo show DU Valle
Oi, isso vai depender que tipo de baixo você estiver usando no momento, se tiver tocando com um Fender Jazz Bass American 4 cordas e um Tagima 6 cordas. Pra mim, não existe nem comparação. A quantidade de corda não significa, o que significa é a qualidade do instrumento que você tem. Quem é baixista de verdade saberia compreender.
@@diegoalves4942 repare que fiz uso de "kkkk"... O meu comentário foi sobre a reação dos "leigos", do público em geral. O público não sabe a diferença entre um Fender ou um Jenifer, e isso na verdade pouco importa. Mas os baixistas de verdade irão compreender...
Mas vc pode ter esse fender aí , mas no pagode te garanto que o baixista vai preferir tocar o pagode com o Tagima top 6 cordas ,que um baixo caro de 4 cordas o baixo de 6 cordas tem muito mais recursos pode fazer vários acordes e isso manda muito no samba !!!
@@cesinhabarbeirodiversidade7667 em primeiro lugar quem toca de verdade pagode no baixo e sabe o que se faz toca com 4, 5 e 6 cordas. Não interessa a quantidade de cordas e sim a maneira como é explorado o instrumento, o teu conhecimento no campo harmônico. Essa é minha opinião!
@@diegoalves4942 mas me responde , eu toco esse estilo e como fica o tapa na sizona ? O pagode dos anos 80 e antes dessa década tocavam com o 4 cordas, mas quero que vc me aponte um baixista de pagode dos anos 90 que toca um show todo com um 4 cordas. Na minha foto de perfil toquei um pagode inteiro com o 4 cordas porque o meu de 6 tinha dado um probleminha no tensor , mas não foi a msm coisa de tocar no meu 6 .
Professor....tá toco violão(base e solo) e conheço cifras.... O que vc acha da ideia decomprar um baixo de 6 cordas e "afinar" como se fosse uma guitarra??. Facilitaria desenvolver meus dedilhados como já faço no violão.
Não nego que é de uma beleza e imponência e videntes, fora as inumeras possibilidades de acordes e solos. O problema é o preço da manutenção e encordoamento
Também tenho baixo de 6 cordas canhoto... hehehe Show de bola a aula. Põe mais videos e covers usando baixo de 6 Du Valle... Ah! Não esquece de fazer o cover da música "Os anjos te louvam" do Eli soares. Faz no baixo de 6 cordas!! Vai ficar top!
6 cordas é muito melhor .. tudo q tu faz no de 4 e 5 tu faz nele e ainda tem muito mais possibilidade pro caba estudar acorde.. e o sizão da muito mais possibilidade pra achar uma nota mais baixa numa região mais pro meio do braço .. depois q eu comecei a tocar com o de 6 eu sempre sinto falta da sí e da dó
um abração prof. gostei da aula e vou ficar no aguardo da aula de notas pra contrabaixo de seis. quero treinar alguma coisa nesse sentido e vai me ajudar bastante ! valeu!
Oi, eu concordo contigo as tuas explicações. A única coisa que eu discordo é, exemplo: a nota E na 4º corda solta, não tem a mesma intensidade de grave que a nota E na 5º corda. Compreende? A mesma coisa quem usa um baixo de 6 cordas, se tocar uma nota que corresponde na 2º corda G e após tocar uma nota na 1º corda C, o timbre de ambas as notas não vão corresponder exatamente iguais. Se fosse por isso ninguém usaria um baixo de 6 cordas, tocaria só com 4 e 5 cordas.
Baixo de 06 cordas pode ser transformado numa guitarra nas mãos do baixista errado. Palavras de Nico Assumpção. Não considero contrbaixo de 06 cordas um contrabaixo.
Boas dicas, bem didáticas! Bom, eu tenho um de 5 e almejo pegar um de 6 cordas. Muitos relutam em migrar para 6 cordas... Acho que o músico precisa estar em evolução, testando todas as possibilidades e se adaptar-se tanto no de 4,5 e 6. Jaco Pastorius tocava com um Fender de 4, como era um músico virtuoso resolvia a questão das 5 notas graves/agudas usando harmônicos nas notas agudas e abaixava a afinação da corda Mi para obter as notas mais graves, isso prova que um bom músico com um baixo de 4 consegue tocar notas acima e abaixo da afinação. Mas na prática um baixo de 6 cordas resolve tudo sem sofrimento kkk. Só não recomendo para slap, pois abafar as notas que não são tocadas é coisa de cinema. Experimentem abrir um software Daw e deixe gravando sem tocar nada com o volume aberto sem tocar nas cordas, qualquer movimento a vibração vai sair na gravação... isso é um grande desafio para o baixo de 6 em abafar as notas que não são tocadas... Tocando ao vivo passa batido, mas no estúdio capta tudo, tem que limpar. Se tem dificuldades pesquisem mais sobre a construção de baixo de 6, existem modelos que tem a escala reduzida projetada para baixistas com mão pequena, pontes individuais em cada corda minimizam a vibração de outras cordas, usem as duas mãos para ajudar abafar as cordas e um trabalho psicomotor para adaptar a mente em migrar de um baixo de 5 para 6 porque a corda de Dó é um grande desafio, principalmente para baixistas que gostam de praticar slap que usam a corda de Sol. Tudo é questão de adaptação. treino e estudo, a dica é a mesma para guitarristas que migram para a guitarra de 7 cordas.
Qual melhor baixo para aprender a tocar, a pessoa tendo os dedos pequenos 4,5 ou6? Ou é melhor nem tentar com nenhum, e somente permanecer com guitarra e usar um pedal oitavador emulando som de baixo quando necessário? 🥺😁
Boa tarde. Adiquiri um baixo de 6 cordas recentemente ,porém minha mão é pequena. Vocês acham que fazendo esforço para alcançar as notas mais graves do Sizão , eu possa ter algum problema? , ou é só questão de acostumar mesmo? Valeu!
Caracas professor , show de bola esse vídeo...infelizmente (ou felizmente) eu comecei direto com o de 05 cordas vendo o Humberto Gessinger tocando e depois John Myung (Drean-Theater) com um de 06 , então pode parecer piada , mas eu não consigo tocar a famosa "do re mi fa"" em um baixo de 04 cordas , me perco de forma assustadora rsrsrs....continue com os vídeos professor , tem me ajudado muito....
Cara já sentiu diferença no som das cordas em questão de volume nas cordas si e do? O meu eu notei que essas 2 são mais baixas o volume e as cordas estão bem niveladas (altura) entre elas ... E meus captadores são mais compridos do que os comuns ...
Quem migra pro 6 cordas, realmente vai ter de passar por uma leve adaptação... mas o curioso (por experiência própria), é que quando você se adapta a ele, fica na verdade MAIS DIFÍCIL tocar em baixos de 4 cordas, rsrsrs. Toco há 25 anos e nunca tive um Baixo de 4 cordas, hehehehe!
Fala, brother! Beleza? Da hora! Hahaha! Eu toco tem 11 anos, só em contrabaixo de 4 cordas. Estou querendo muito migrar para o 6 cordas, gosto muito de usar acordes improvisar. Acha que terei muita dificuldade? Abraço!
@@marcusdottlinger1332 Sempre tem um pequeno período de adaptação, mas nada de mais, a questão não é nem as cordas extras, mas a largura do braço e o espaçamento menor entre cordas. Da mesma forma, quando pego um baixo com 4 cordas acho estranho, mas não me impede de tocar, desde que sejam coisas adequadas para 4 cordas. É como trocar de carro... você acha meio estranho, mas não te impede de dirigir.
Eu tenho um de 5 e um de 4 cordas , uma coisa que não gostei dos 6 cordas é a largura do braço, acho que vou ficar até o 5 mesmo , com os dois toco tudo que tem e está bom
Tem baixista que Compaq um baixo de 5 corda e Colorado pra Colorado a corda dó. Assimilation Midas a afinacao para Mi, la, re, sol e do. Vc aconselharia isst?
Eu prefiro ter um baixo de cinco cordas e adaptar a corda mizao no lugar de si podendo usar a corda dó. Assim eu poderia tocar como num baixo de quatro cordas como estou mais acostumado e usar a corda dó para fazer acordes. Isso ficaria Legal ? Seria possível? Sei que o preço das cordas é mais caro, mas comprando um bom jogo de cinco cordas eu poderia vender a corda do sizao ou negociar e comprar ou trocar pela corda dó separada.
Boa noite Raphael eu já toco violão a um bom tempo e estou querendo aprender contra baixo o que você me indicaria começar Aprender por um baixo 4 cordas ou um de 5 cordas?
Muito top o vídeo!👏👏❤ Eu uso 6 cordas!... é necessário?? Não 🤣.. mas é legal! 🤟😎.. so faltou falar do timbre.. tipo um Fa na corda Mi ou um Fa na corda Si é totalmente outra coisa! Eu toco em bandas Cover onde a gente toca praticamente de tudo então... para musica moderna costumo usar o Fa na corda Mi.. soa bem mais aberto.. ja para musica mais antiga tipo anos 70,80 gosto mais do Fa na corda Si..
Olá meu amigo... Essa parada de Timbre (claro que é uma questão de gosto) Mas, vai depender de alguns fatores: Qualidade do Encordoamento, Captadores, Circuito, Regulagem De Tensor, Regulagem De Oitavas, Altura De Cordas, etc...
mais bobagem eu queria um desses só pra gravação de estúdio forro piseiro em relação a corda demora muito pra se acabar e não precisa compra o jogo todo.
Eu até imaginando a largura que vai ficar o braço do Contra Baixo. Vc pede para fazer um braço para 6 Cordas com o mesmo espaçamento De Cordas do de 4 Cordas 😱😱😱
Eu estou aprendendo num de 4 cordas , aí esses dias peguei um de 5 cordas e confesso que fiquei desconfortável com ele , justamente pela questão de abafar as cordas , deu mais trabalho ! Fiquei até triste na hora kkkkkkk imagine pra quem tá aprendendo pegar um de 6 cordas .
Fala meu amigo. Esse bass é top mas o pré dele é horrivel, sugiro colocar o pre tbtech que vai dar um up violento e melhorar a qualidade, alem de ser uma empresa brasileira. Abraços rapha, tu é referência!
grande professor rafa,eu toco um gianini precision 4c que tem um timbre bem legal mas é exagerado de grave,e nosso grupo toca samba,swing,pagode,to me desdobrando pra tentar tirar um som mas tem horas que parece que sinto falta de um timbre mais medio agudo,eu nunca toquei baixo de 5c e 6c,mas acho que vou ter que migrar pra outro baixo mas a cabeça ta cheia de duvidas os wawirick 5 ou 6c tem um timbre top mas sao caros,to pesquisando pra ver se acho um baixo que da certo.
Meu sonho é ter contra baixos 4,5,6 cordas . Comecei no baixo 4 cordas ,pulei para o 5 Cordas ,achei muito bom mas as vezes sinto falta do 4 cordas só pra mudar de gosto mesmo .Enfim a gente nunca está satisfeito kkkkkk .Umn dia chego la´,um abraço RAPHA!
Fala DuValle! Tenho baixos de 4 e 5 cordas. Ja pensei em pegar um de 6, mas desisti justamente porque penso que ele apresenta muito pouco a mais em termos de notas, ja invadindo o campo de outros instrumentos, como a guitarra . Ainda talvez se afinar 1 ou 2 tons acima a corda C ate fica mais i.nteressante. Prefiro o de 5 mesmo Bom video explicativo!!!
Estude CONTRABAIXO comigo! Acesse: www.toquemaisbaixo.com.br/c3
6:36 sobre o baixo de 6 cordas ser mais difícil na questão física, acho que agora está explicado porque eu apanhei tanto em questões como abafamento e até mesmo no pizzicato. Sou completamente iniciante, começando do zero sem nenhum contato prévio com outros instrumentos de cordas e no início foi muito difícil e frustrante aprender a abafar as cordas e até mesmo conseguir fazer um pizzicato limpo, com um som bonito e definido. No "rebote" do pizzicato, eu sempre batia muito forte na corda de cima (talvez pelo espaço entre as cordas ser pequeno) e ficava muito frustrado por não conseguir deixar o som mais limpo, mas graças a Deus com muita insistência, já consegui melhorar e vejo um pouco de progresso nos meus estudos.
Sobre o que é mencionado no vídeo de o baixo de 6 cordas te dar mais possibilidades de encontrar as mesmas notas em posições mais acessíveis, eu tenho notado isso ao ver videos de tutoriais de músicas no RUclips. Eu vejo os caras fazendo alguns riffs difíceis no baixo de 4 cordas, mas quase sempre encontro uma posição um pouco mais fácil e confortável no meu de 6 cordas.
Sim sim 👏 concordo por experiência própria
Tenho o privilégio de ter baixos de 4, 5 e 6 cordas (e fretless). Ter trabalho a mais pra desenvolver as técnicas para cada instrumento é um desafio gratificante!
Eu também!
Tenho 4, 5 e 6 e um baixolão.
Não tenho fretless😊
É isso aí eu tenho um Ibanes de 6 cordas
Toco o baixo de 4 cordas em 6 cordas toco 5 cordas também em 6 cordas É completo prefeito
Ótima explanação, amigo.
Tenho um baixo de 4 cordas (Fender Precision Bass Plus 1990), e não sinto necessidade de mais cordas, até porque não sou craque como você, longe disso. Para o que quero tocar estou satisfeito.
Portanto o baixo de 6 cordas, assim como o de 5, não me enche os olhos. Mas que é bonito ver um bom profissional tocando um instrumento desse, isso é. Parabéns, e sucesso!
Toco rock e faço muito solos no contra baixo,o baixo de 6 corda me ajuda muitoooo
Minha preferência ainda é 4 cordas. Muito bem falado tudo é gosto e costume. Mas peso e espessura do braço são coisas relevantes também.
Querendo mais vídeos assim, por favor,vou começar tocar o de seis cordas na igreja 😅
Boa tarde professor, essa nova geração de músicos , ficam tentando de várias formas, desfazerem do baixo de 4 cordas , falam que os de 4 cordas, são baixos limitados, e a vantagem é os 5 cordas. Eu acho isso um absurdo.. Falam que a corda Si, do baixo de 5 cordas, tem mais grave. Mas isso não significa que o de 5 é melhor.
Já tive de 6,5 e 4 cordas,o que mais gostei foi o de 4 cordas fretless,tanto que só tenho ele agora!.😍
Eu já estou super acostumado com o de 6, e também supre minha necessidade musical.
Eu gosto porque consigo usar a corda mais grossa no último Lá Audível . O de 5 cordas te Limita ao Si.
Eu toco Hardcore/Metal e costumo tocar 4 cordas na afinação padrão (EADG), mas tem muitas musicas que são em Drop D (DADG) ou as vezes até em Drop C (CGCF). Vale a pena migrar pra 5 ou 6 cordas?
Tenho um de 5 mais adquiri um deoliveira de 6 tô adorando muito bom
Um colega pegou um pra tocar, como é um violonista top, foi seco na corda dó pensando que tava correto a afinação, mas o dono era violonista meia boca, daí na primeira puxada, já sentiu o erro, tava afirmado como si, e não usou mais, daí me perguntou sobre a afinação correta, dó e claro, acho muito largo o braço do 6 cordas, meu é 5.
Obrigado Professor. Tenho o de 6 e o de 5. Levo o de 6 quando o som é bom quando tem estrutura. O TRB6
Se tocar heavy metal com baixo 6 cordas ,usando pedaleira ,é possivel ate fazer a parte de guitarra base na hora do solo do guitarrista,caso nao tenha 2 guitarristas.
Uso um baixo de 5 cordas e gosto bastante de usar a corda B nos ritmos compostos. Da bastante conforto colocar as 5as da corda E na corda B
Mega AULA sou iniciante no seu curso C3 comecei com um baixo strinberg seis cordas Valéw Professor e maestro Rafael du valle
Show ,simples e pratico nas explicações.
Ótimo vídeo, perfeito como sempre Duvalle, um espera ter aulas com vc, mais cara eu tenho um condor seis cordas e rapaz, já acostumei dmais com ele, quando pego um quatro cordas me sinto estranho, mais realmente tudo que vc disse é a mais pura verdade, principalmente no slap, cara como o slap é difícil, mais tipo difícil pra caralho, a parte de deixar o som do slap mais limpo, caramba como é difícil abafar a B e a E quando tô tocando, e a distância das cordas tbm é outro problema, muito juntinhas, mais tudo é igual vc disse o ser humano é adaptável, estou tentando me adaptar pra tirar um som mais limpo mais é bem complicado, um dia chego lá, sempre vejo seus vídeos que são ótimos a propósito, parabéns continue esse belo trabalho! E bora praticar!
Eu tinha um baixo da tagima igual esse aí... Ele é muito leve, bom d ➕ ➕ ➕ ➕
Rapaz, tô querendo um Baixo de 6 por causa dos seus vídeos!!
Top demais...
Parabéns
Professor, quero mesmo é saber aonde compro um chapéu desses ai, que já vai melhorar uns 30% minha desenvoltura no contrabaixo 😅
kkkkkk esse foi presente de um aluno
Que som lindo fazendo os acordes!
pra mim o baixo fica muito mais confortável, pois tenho tendinite e o espaço das cordas ficam muito melhor pra mim, pois cheguei até a parar de tocar de tanta dor na mão esquerda, pois usava um 4 cordas...
Gostei bastante da explicação acho também slap mais difícil no baixo de 6 cordas
Sim, o Slap no 6 cordas exige ainda mais destreza.
Pra variar, Excelente vídeo e conteúdo.
Tenho Dmark 6 cordas (MARAVILHOSO)
Tenho Sire V3 4 Cordas, top tbem.
Sou um velhinho aprendiz.
No 6 cordas tenho dificuldade de acertar a corda, principalmente em pé (preciso mais).
O peso em kg do 6 cordas é ruim pra mim e o custo do encordoamento.
Porém, a sizona vai bem demais nos momentos de interiorização na igreja.
Pra acabar com este meu dilema, vou ter q vender um, pra não ter opção.....rsrs
Abraços
Preciso praticar mais 6 cordas**
Eu tenho um de 4 cordas e um de 6 cordas, gosto muito dos dois. Há duas semanas comprei um de sete cordas, mas, apesar de gostar do timbre e sonoridade achei muito desconfortável para tocar por conta da largura do braço
Gosto dos Tagima, o que eu não gosto e desse escapamento, faz um bass de 6 com o escapamento de 18.5 num máximo,vai vender como água,lembra dos tagimão , sucesso de venda e quem tem não vende.. é e porque o escapamento do tagimão si num mim engano é 20 ou 19 , mostro....
Vantagens e desvantagens bem interessante , o bom e mesmo ver o seu gosto e mete as cara
Vale lembrar do efeito visual, quando você vai pra Gig e tira o Bass da bag e as pessoas ficam "caramba, ele usa um baixo de 6 cordas!" Kkkk conteúdo show DU Valle
Oi, isso vai depender que tipo de baixo você estiver usando no momento, se tiver tocando com um Fender Jazz Bass American 4 cordas e um Tagima 6 cordas. Pra mim, não existe nem comparação. A quantidade de corda não significa, o que significa é a qualidade do instrumento que você tem. Quem é baixista de verdade saberia compreender.
@@diegoalves4942 repare que fiz uso de "kkkk"... O meu comentário foi sobre a reação dos "leigos", do público em geral. O público não sabe a diferença entre um Fender ou um Jenifer, e isso na verdade pouco importa. Mas os baixistas de verdade irão compreender...
Mas vc pode ter esse fender aí , mas no pagode te garanto que o baixista vai preferir tocar o pagode com o Tagima top 6 cordas ,que um baixo caro de 4 cordas o baixo de 6 cordas tem muito mais recursos pode fazer vários acordes e isso manda muito no samba !!!
@@cesinhabarbeirodiversidade7667 em primeiro lugar quem toca de verdade pagode no baixo e sabe o que se faz toca com 4, 5 e 6 cordas. Não interessa a quantidade de cordas e sim a maneira como é explorado o instrumento, o teu conhecimento no campo harmônico. Essa é minha opinião!
@@diegoalves4942 mas me responde , eu toco esse estilo e como fica o tapa na sizona ? O pagode dos anos 80 e antes dessa década tocavam com o 4 cordas, mas quero que vc me aponte um baixista de pagode dos anos 90 que toca um show todo com um 4 cordas.
Na minha foto de perfil toquei um pagode inteiro com o 4 cordas porque o meu de 6 tinha dado um probleminha no tensor , mas não foi a msm coisa de tocar no meu 6 .
Eu gostaria que você falasse um pouco sobre o baixo fretlss.
Professor....tá toco violão(base e solo) e conheço cifras.... O que vc acha da ideia decomprar um baixo de 6 cordas e "afinar" como se fosse uma guitarra??. Facilitaria desenvolver meus dedilhados como já faço no violão.
Nunca vi. Mas pode tentar. Vai precisar de outras cordas.
Não nego que é de uma beleza e imponência e videntes, fora as inumeras possibilidades de acordes e solos. O problema é o preço da manutenção e encordoamento
Melhor professor que já vi. Parabéns pelo seu trabalho.
Gostei das dicas.
Melhores considerações que já vi no RUclips!
Baixo de 6c e Belchior... esse vídeo está show!!!
Também tenho baixo de 6 cordas canhoto... hehehe Show de bola a aula. Põe mais videos e covers usando baixo de 6 Du Valle... Ah! Não esquece de fazer o cover da música "Os anjos te louvam" do Eli soares. Faz no baixo de 6 cordas!! Vai ficar top!
Viva os canhotos tbm. Tenho um Bass de 6 cordas e um de 4 cordas gosto dos dois mais sertanejo e pagode o de 6 faz diferença abrx
Desde já agradeço
pra quem gosta de fazer acorde como eu esse baixo seria ideal pra mim.
Muito bom, seres humanos adaptáveis música transforma.
Eu particularmente só vejo vantagens!
Belo baixo, obrigado! Você tem e pode mostrar o baixo fretless? E poderia mostrar o baixão acústico clássico que aparece no fundo dos seus vídeos?
Vantagem, tire a primeira corda e tenha um baixo de 5 cordas, tire a primeira e última corda e tenha uma baixo de 4 cordas 😃👍👌😎
Fantástico! Esse Tagimão ai é muito bonito
6 cordas é muito melhor .. tudo q tu faz no de 4 e 5 tu faz nele e ainda tem muito mais possibilidade pro caba estudar acorde.. e o sizão da muito mais possibilidade pra achar uma nota mais baixa numa região mais pro meio do braço .. depois q eu comecei a tocar com o de 6 eu sempre sinto falta da sí e da dó
Muito bom-Obrigado.
um abração prof. gostei da aula e vou ficar no aguardo da aula de notas pra contrabaixo de seis. quero treinar alguma coisa nesse sentido e vai me ajudar bastante ! valeu!
Oi, eu concordo contigo as tuas explicações. A única coisa que eu discordo é, exemplo: a nota E na 4º corda solta, não tem a mesma intensidade de grave que a nota E na 5º corda. Compreende? A mesma coisa quem usa um baixo de 6 cordas, se tocar uma nota que corresponde na 2º corda G e após tocar uma nota na 1º corda C, o timbre de ambas as notas não vão corresponder exatamente iguais. Se fosse por isso ninguém usaria um baixo de 6 cordas, tocaria só com 4 e 5 cordas.
Comentário cirúrgico! A pressão sonora varia bastante!
Tem que levar em conta:
O Encordoamento, Captadores, Circuito, Pré, Regulagem De Oitavas, Regulagem De Tensor, Altura De Cordas, etc...
Já vou Pegar um de 6
Excelente.
Baixo de 06 cordas pode ser transformado numa guitarra nas mãos do baixista errado. Palavras de Nico Assumpção. Não considero contrbaixo de 06 cordas um contrabaixo.
Show de contra baixo professor , parabéns , Deus abençoe .....
gostei bastante da aula , tmj
forte abraço
Boas dicas, bem didáticas! Bom, eu tenho um de 5 e almejo pegar um de 6 cordas. Muitos relutam em migrar para 6 cordas... Acho que o músico precisa estar em evolução, testando todas as possibilidades e se adaptar-se tanto no de 4,5 e 6. Jaco Pastorius tocava com um Fender de 4, como era um músico virtuoso resolvia a questão das 5 notas graves/agudas usando harmônicos nas notas agudas e abaixava a afinação da corda Mi para obter as notas mais graves, isso prova que um bom músico com um baixo de 4 consegue tocar notas acima e abaixo da afinação. Mas na prática um baixo de 6 cordas resolve tudo sem sofrimento kkk. Só não recomendo para slap, pois abafar as notas que não são tocadas é coisa de cinema. Experimentem abrir um software Daw e deixe gravando sem tocar nada com o volume aberto sem tocar nas cordas, qualquer movimento a vibração vai sair na gravação... isso é um grande desafio para o baixo de 6 em abafar as notas que não são tocadas... Tocando ao vivo passa batido, mas no estúdio capta tudo, tem que limpar. Se tem dificuldades pesquisem mais sobre a construção de baixo de 6, existem modelos que tem a escala reduzida projetada para baixistas com mão pequena, pontes individuais em cada corda minimizam a vibração de outras cordas, usem as duas mãos para ajudar abafar as cordas e um trabalho psicomotor para adaptar a mente em migrar de um baixo de 5 para 6 porque a corda de Dó é um grande desafio, principalmente para baixistas que gostam de praticar slap que usam a corda de Sol. Tudo é questão de adaptação. treino e estudo, a dica é a mesma para guitarristas que migram para a guitarra de 7 cordas.
Toquei em um Condor 6 cordas de um colega no primeiro dia estranhei devido as cordas serem muito perto uma da outra já que o meu é de 5
Eu tenho a vivência com baixo de 4 e 5 cordas no de 5 cinco o som é mais macio digamos assim ainda vou pegar um de 6 cordas 🎶
Qual melhor baixo para aprender a tocar, a pessoa tendo os dedos pequenos 4,5 ou6? Ou é melhor nem tentar com nenhum, e somente permanecer com guitarra e usar um pedal oitavador emulando som de baixo quando necessário? 🥺😁
Pegue o 4 cordas
Exatamente assunto, parabéns. Bom demais.
É lindo demais!
Baixo 6 cordas é vida já tive 4 ,5 e agora só 6 cordas
Boa tarde. Adiquiri um baixo de 6 cordas recentemente ,porém minha mão é pequena. Vocês acham que fazendo esforço para alcançar as notas mais graves do Sizão , eu possa ter algum problema? , ou é só questão de acostumar mesmo?
Valeu!
Vc pode se acostumar
Caracas professor , show de bola esse vídeo...infelizmente (ou felizmente) eu comecei direto com o de 05 cordas vendo o Humberto Gessinger tocando e depois John Myung (Drean-Theater) com um de 06 , então pode parecer piada , mas eu não consigo tocar a famosa "do re mi fa"" em um baixo de 04 cordas , me perco de forma assustadora rsrsrs....continue com os vídeos professor , tem me ajudado muito....
Está sabendo da gravação do meu 3º DISCO SOLO? Se puder nos ajudar com esse sonho... LINK DA VAKINHA: vaka.me/1977822 - PIX: raphaelduvalle@gmail.com
Mas se ao invés de colocar no baixo de quatro cordas a partir da mi, colocasse a partir do sisão?
Top
Cara já sentiu diferença no som das cordas em questão de volume nas cordas si e do? O meu eu notei que essas 2 são mais baixas o volume e as cordas estão bem niveladas (altura) entre elas ... E meus captadores são mais compridos do que os comuns ...
Quem migra pro 6 cordas, realmente vai ter de passar por uma leve adaptação... mas o curioso (por experiência própria), é que quando você se adapta a ele, fica na verdade MAIS DIFÍCIL tocar em baixos de 4 cordas, rsrsrs. Toco há 25 anos e nunca tive um Baixo de 4 cordas, hehehehe!
O que vc falou é vdd
Fala, brother! Beleza? Da hora! Hahaha! Eu toco tem 11 anos, só em contrabaixo de 4 cordas. Estou querendo muito migrar para o 6 cordas, gosto muito de usar acordes improvisar. Acha que terei muita dificuldade? Abraço!
@@marcusdottlinger1332 Sempre tem um pequeno período de adaptação, mas nada de mais, a questão não é nem as cordas extras, mas a largura do braço e o espaçamento menor entre cordas. Da mesma forma, quando pego um baixo com 4 cordas acho estranho, mas não me impede de tocar, desde que sejam coisas adequadas para 4 cordas. É como trocar de carro... você acha meio estranho, mas não te impede de dirigir.
Eu tenho um de 5 e um de 4 cordas , uma coisa que não gostei dos 6 cordas é a largura do braço, acho que vou ficar até o 5 mesmo , com os dois toco tudo que tem e está bom
Tem baixista que Compaq um baixo de 5 corda e Colorado pra Colorado a corda dó. Assimilation Midas a afinacao para Mi, la, re, sol e do. Vc aconselharia isst?
Eu prefiro ter um baixo de cinco cordas e adaptar a corda mizao no lugar de si podendo usar a corda dó. Assim eu poderia tocar como num baixo de quatro cordas como estou mais acostumado e usar a corda dó para fazer acordes. Isso ficaria Legal ? Seria possível? Sei que o preço das cordas é mais caro, mas comprando um bom jogo de cinco cordas eu poderia vender a corda do sizao ou negociar e comprar ou trocar pela corda dó separada.
Sim, ja fiz isso no passado.
Boa noite Raphael eu já toco violão a um bom tempo e estou querendo aprender contra baixo o que você me indicaria começar Aprender por um baixo 4 cordas ou um de 5 cordas?
Pode ser um 4
Muito top o vídeo!👏👏❤ Eu uso 6 cordas!... é necessário?? Não 🤣.. mas é legal! 🤟😎.. so faltou falar do timbre.. tipo um Fa na corda Mi ou um Fa na corda Si é totalmente outra coisa! Eu toco em bandas Cover onde a gente toca praticamente de tudo então... para musica moderna costumo usar o Fa na corda Mi.. soa bem mais aberto.. ja para musica mais antiga tipo anos 70,80 gosto mais do Fa na corda Si..
Olá meu amigo...
Essa parada de Timbre (claro que é uma questão de gosto)
Mas, vai depender de alguns fatores:
Qualidade do Encordoamento, Captadores, Circuito, Regulagem De Tensor, Regulagem De Oitavas, Altura De Cordas, etc...
Na próxima matrícula quero está dentro.
Este tagima é um baixo que encara a estrada numa boa?
É um instrumento versátil e confiável o suficiente?
Nunca cai na estrada com ele. Não consigo garantir. Usei em uns videos e gostei.
Top este contra baixo,
Desvantagem: Preço do encordoamento. 😔
Sim🥲
Se de 4 já é caro imagina o de 6
mais bobagem eu queria um desses só pra gravação de estúdio forro piseiro em relação a corda demora muito pra se acabar e não precisa compra o jogo todo.
@@Lucas_1208 ôpa 😳
@@eduardolourenco7757 opa
Usa um chapéu Panamá na próxima . Fica maneiro
Fala mestre. O que vc acha desse Tagima Millenium TOP. Pois comprei um de 5 cordas e adorei o baixo, so troquei o pre dele. Queria saber suan opinião.
Então. Acho q condiz com o preço dele. É um baixo de entrada né?
Professor? O baixo feito pelo o Luther de 6 cordas, também fica com abertura igual a o de 4 cordas facilitando também aus slap e questão de gosto.
No luthier vc escolhe as medidas.
Eu até imaginando a largura que vai ficar o braço do Contra Baixo.
Vc pede para fazer um braço para 6 Cordas com o mesmo espaçamento De Cordas do de 4 Cordas 😱😱😱
Se eu comprar um baixo de 6 cordas e compra o seu curso, eu consigo aprender ???
Mesmo sendo 6 cordas ???
Sim. O curso é pra qualquer baixo.
Vídeo excelente.
O que pode ter acontecido quando baixo desafima tocando aconteceu com meu baixo 5 cortas é um baixo da marca vontage
Pode ser algum problema nas tarrachas ou em como as cordas estão colocadas.
Eu estou aprendendo num de 4 cordas , aí esses dias peguei um de 5 cordas e confesso que fiquei desconfortável com ele , justamente pela questão de abafar as cordas , deu mais trabalho ! Fiquei até triste na hora kkkkkkk imagine pra quem tá aprendendo pegar um de 6 cordas .
Fala meu amigo. Esse bass é top mas o pré dele é horrivel, sugiro colocar o pre tbtech que vai dar um up violento e melhorar a qualidade, alem de ser uma empresa brasileira. Abraços rapha, tu é referência!
Boa ideia
Botei no meu um pré huricane billy Belmont muito bom tbm , prateado que recomendou
grande professor rafa,eu toco um gianini precision 4c que tem um timbre bem legal mas é exagerado de grave,e nosso grupo toca samba,swing,pagode,to me desdobrando pra tentar tirar um som mas tem horas que parece que sinto falta de um timbre mais medio agudo,eu nunca toquei baixo de 5c e 6c,mas acho que vou ter que migrar pra outro baixo mas a cabeça ta cheia de duvidas os wawirick 5 ou 6c tem um timbre top mas sao caros,to pesquisando pra ver se acho um baixo que da certo.
Compra um jazz bass amigo. Além dele ter o grave forte, tem o médio e o agudo. É bem mais versátil, fora que é mais bonito.
@@heinzstudios638 e isso ai valeu pela dica👍
O MAESTRO até o minuto ...oito... o ÁUDIO ficou meio abafado Agradece Professor e maestro Rafael du valle
Meu sonho é ter contra baixos 4,5,6 cordas . Comecei no baixo 4 cordas ,pulei para o 5 Cordas ,achei muito bom mas as vezes sinto falta do 4 cordas só pra mudar de gosto mesmo .Enfim a gente nunca está satisfeito kkkkkk .Umn dia chego la´,um abraço RAPHA!
Eu gosto dos de 5 Cordas.
e se eu quiser afinar o baixo de 6 cordas igual uma guitarra, dá certo?
Sim
Fala DuValle! Tenho baixos de 4 e 5 cordas. Ja pensei em pegar um de 6, mas desisti justamente porque penso que ele apresenta muito pouco a mais em termos de notas, ja invadindo o campo de outros instrumentos, como a guitarra . Ainda talvez se afinar 1 ou 2 tons acima a corda C ate fica mais i.nteressante. Prefiro o de 5 mesmo Bom video explicativo!!!
Fazendo acordes no baixo e fazer o ritmo é o mesmo?
São coisa diferentes
muito bom
oi.
Quem tem um baixo de seis cordas tem no mesmo um de quatro, de cinco e de seis cordas? Pode-se falar isso?
Sim
Você acha que o tensor dele responde bem? Por ser 6 cordas me parece que vai forcar muito o tensor.
Não sei te falar.
Com afinação e/ou regulagem posso "transformar" o baixo de 6 cordas, invés de uma mais grave e a mais aguda deixar ele com 2 cordas mais graves?
Acho q não. Nunca vi corda mais grave que a Si.
@@toquemaisbaixo vi uma vez uma corda F# grave, inclusive a Rotosound fabrica um encordoamento contendo essa corda... Mas acho que é um nicho
esse baixo seu é um tagima millenium 6?
Sim
Esse contrabaixo está como veio de fabrica ou fez algum upgrade? Ótimo vídeo !!
Original
Pergunta, todos os baixos de 6 cordas são ativos?
Não necessariamente.
@@toquemaisbaixo obrigado amigo,eu estava com essa dúvida faz tempo
Funk e R&B com baixo de 6 cordas? Anthony Jackson é a resposta 😉
Concordo!
O meu é 5 cordas,mas vou comprar outro de 4,meu desempenho no de 5 não está bom.
Eu tava com um de 6c e agora tô num de 4c .