INTEMPERISMO - BIOLÓGICO - Brasil Central [#09] | Terra Negra
HTML-код
- Опубликовано: 11 фев 2025
- Ângelo Bagni (Biologia): “Salve, Salve Terra Negra, estamos aqui no Norte de Minas, nas ruinas de uma igreja em Barra do Guaicuí e vamos mostrar um fato muito curioso para vocês.
Lá em cima, o telhado da igreja, começou o desenvolvimento de uma árvore que se manteve por séculos e ela desenvolveu bem ali em cima e já sugere para a gente algumas dúvidas: a primeira é como ela conseguiu chegar ali em cima. Para isso a gente tem uma hipótese. Provavelmente, algum pássaro se alimentou da semente dessa gemedeira e defecou em cima do telhado. Esse tipo de transporte feito por pássaro é uma dispersão de semente, chamado de zoogonia - especificamente nesse caso a ornitocoria (dispersão de sementes por aves). E para ela conseguir se desenvolver ali em cima ela vai enfrentar muitos desafios. Um desafio muito grande é conseguir sais minerais. Eu não sei como ela vai conseguir esses sais minerais, ela não tem facilidade para isso. Como será Percy que ela vai consegue isso?”.
Percy Fernandes (Geografia): “Pois bem Ângelo, essa igreja é uma igreja construída no século XVII e ela foi construída com rochas, como a gente pode observar. As rochas quando expostas aos agentes exógenos sofrem de um processo denominado de intemperismo, o desgaste das rochas. Ele pode ser químico, físico ou biológico, como ocorre aqui. E a partir do momento em que a rocha sofre intemperismo ela vai dar origem a um processo denominado pedogênese, que é a formação dos solos, oferecendo assim condições mineralógicas essenciais ao desenvolvimento vegetacional.”.
Ângelo Bagni (Biologia): “E é interessante a gente pensar como a raiz dela vai direitinho lá de cima até o solo. Isso sofre influência de alguns hormônios vegetais. O principal hormônio que vai agir ali é a auxina. A auxina gera um processo nessa planta, na raiz dessa planta, que o que a gente chama de geotropismo positivo. As raízes tendem a crescer em direção a terra. Então, ela vai crescendo até encontrar o solo e, realmente, no final encontrou o solo e ela consegue pegar sais minerais da rocha decomposta e do solo e forma essa estrutura muito bacana que a gente está vendo aqui.”.