Casa da Mãe Santana

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 сен 2024
  • No dia 25 de novembro de 2017 realizamos a intervenção “Casa da Mãe Santana”, fruto da II Oficina de Intervenção Temporária, organizada pelo Laboratório de Intervenções Temporárias e Urbanismo Tático (LabIT-PROURB) em parceria com o Instituto de Arte Tear.
    O Tear promove anualmente a Festa da Rua, de forma que, um dos objetivos da oficina foi a produção de uma intervenção temporária que pudesse dialogar com a edição de 2017 da festa, que aconteceu no Campo de Santana intitulada “Rio de Histórias a Céu Aberto”.
    Durante os debates e estudos realizados na Oficina, entendeu-se que a área do Campo de Santana funciona como lar/abrigo/casa, seja para a diversa fauna que lá existe, seja para o grande número de moradores de rua que ali permanecem, tendo o local como um oásis, um raro refúgio de paz em meio ao caos do Centro da cidade do Rio de Janeiro. Assim, foi escolhido Casa da Mãe Santana como título da ação. Outro ponto tocado nas discussões foi a violência e a insegurança que os cidadãos sentem em determinados espaços públicos, e de como isso limita a exploração e a vida na cidade.
    Realização:
    LabIT - Laboratório de Intervenções Temporárias e Urbanismo Tático
    Instituto Tear
    Apoio:
    CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
    FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro

Комментарии •