Emilio C.F.
muro de pedra
Muro de Pedras em Botelhos e a preservação da famosa igrejinha dos escravos dedicada a São Benedito.
Aventura do dia 9 de setembro de 2023, foi em um ponto icônico de Botelhos, não tão conhecido pela sua história, mas pela sua localização as margens da BR 146 sentido Cabo Verde.
Segundo o Senhor Geraldo do lago Siqueira, 85 anos , a dois séculos atrás a divisa entre as propriedades eram feitas por muros de pedra ou valus. Onde não havia Pedras eram feitas os valos e onde o terreno era pedregoso erguiam-se muros de pedras que visitamos na antiga propriedade do Senhor Antônio Souza, atualmente propriedade do Dr Álvaro . Contam-se que haviam escravos na região, senzalas, ocas ou grutas e o m...

Pedra do Elefante , Pedra da Cruz e Pico do Gavião
Visitando a Pedra do Elefante, a Pedra da Cruz e o Pico do Gavião com um pôr do sol exuberante A Pedra do Elefante está localizada no município de Andradas-MG. Após aproximadamente 20 km, chegamos pela parte alta da pedra, atrás da Pedra do Elefante. Há mais de uma trilha e escolhemos a que já conhecíamos, o que tornou a caminhada mais tranquila. A vista do alto da pedra é exuberante: pode-se v...
Peregrinação até a comunidade Pedro Ribeiro Segunda-feira das Dores
Caminhada da Fé - Semana da Dores Às vésperas do dia de São José, em plena segunda-feira da semana das dores, saímos de Botelhos na madrugada do dia 18 de março. O dia era especial e em Palmeiral reunimos com outros peregrinos com os mesmos propósitos. Após a bênção do padre Milton saímos em caminhada para a comunidade Pedro Ribeiro no município de Divinolândia. Após cerca de 6 kms encontramos ...
Caminho da Fé último dia Equipe 4x2 e amigos 4x4
parte final Nesse último episódio, acordamos em Paraisópolis. Logo após as orações e algumas brincadeiras seguimos pelo Caminho da Fé fazendo novas amizades e tivemos momentos marcantes. O início do caminho apresentou-nos belas paisagens com variações intensas de altimetria. Estar neste caminho é nunca está só, encontramos vários peregrinos, ciclistas e 2 comboios. Alguns engrandeceram nossos r...
Caminho da Fé 3º parte Aparecida e retorno subindo Pedrinhas
Agora em Aparecida, nesse terceiro episódio, fomos a basílica agradecer a Nossa Senhora . São momentos especiais para todos nós. Após a missa, a maioria ficou na cidade, porém o calor era intenso chegando a registrar a máxima de 43°.Assim decidimos conhecer o recanto das cachoeiras no município de Cunha. No quarto dia, após orações de costumes, retornamos para Paraisópolis, onde iríamos descans...
Caminho da Fé Paraisópolis a Aparecida 2 º dia Equipe 4x2 e amigos 4x4
Equipe 4x2 e Amigos 4x4 Caminho da Fé com FÉ no caminho. Neste segundo episódio, continuaremos com o 2º dia da expedição. Domingo após descansarmos na Pousada da Praça em Paraisópolis, fizemos nossa oração e saímos destino ao distrito de Luminosa. Depois começamos a subida tão esperada, fazendo uma parada na pensão da Dona Inês, cerca de 2 a 4 km depois do distrito de Luminosa, rumo à Campos do...
Caminho da Fé equipe de gaiolas 4x2 e amigos 4x4 Botelhos MG Aparecida 1º dia
Caminho da Fé 2023 - Parte I Novamente, o projeto de peregrinar à Aparecida do Norte por 4x4 e 4x2 se realizou com muita animação, solidariedade, diversão, respeito, amizade e acima de tudo, FÉ. Iniciou na sexta dia 10/11 sob as bênçãos do Padre Denis ao lado da Igreja Matriz São José de Botelhos. A procissão largou em frente a Igrejinha de Nossa Senhora Aparecida, na madrugada seguinte, após o...
Pico das Agulhas Negras Chapada da Lua Itatiaia
O Parque Nacional do Itatiaia (PNI) - A Chapada da Lua Após a experiência desafiadora apresentada no episódio anterior ( ruclips.net/video/ZZjk9YO44HE/видео.htmlsi=ERFlQPJYaFSVy_4i) seguimos apreciando as belezas do PNI em busca da assinatura no Livro de Cume localizado na Chapada da Lua há 2720m de altitude. Está localizada na Parte Alta do PNI e é um ombro do maciço das Agulhas Negras com for...
Pico das Agulhas Negras, conhecendo as Prateleiras (Parque Nacional do Itatiaia)
O Parque Nacional do Itatiaia (PNI) - Cume das Prateleiras (Parte Alta) Para estar perto do céu é preciso passar por muitas pedras no caminho, ou melhor, por um maciço inteiro!!! Assim, foi a sensação de conquistar um dos pontos mais altos do Circuito Prateleiras no paraíso das trilhas e no ponto mais alto da Mantiqueira. Percurso incrível desde que acompanhado por “anjos da montanha”. O nosso ...
Peregrinação no dia de Nossa Senhora a comunidade Pedro Ribeiro
12 de outubro: dia de Nossa Senhora, um dia especial em companhia de pessoas especiais para caminhar e orar pela Paz mundial. Os veículos de apoio e transporte saíram de Botelhos às 3:30 até o distrito de Palmeiral e três companheiros iniciaram o caminho a pé à 1:00. Na praça da igreja de Santa Rita completamos o grupo e iniciamos a peregrinação após orações e bençãos para a proteção de nossa j...
Pedro Ribeiro "Caminhada das Rosas"
"Emoção e devoção: primeira caminhada das rosas em honra de Santa Terezinha do menino Jesus abençoa fiéis sob a chuva de graça. Apesar da chuva persistente, 150 peregrinos trilham 12 km em Caconde, demonstrando união e fé na primeira caminhada das rosas em homenagem a Santa Terezinha do menino Jesus. Ao som suave da chuva que caía, Caconde foi palco de um evento singular neste último domingo di...
Pedal com amigos da bike
Pedalando principalmente no município de Botelhos e com apoio do Felipe Bolzan, fez desse dia um passeio especial, com momentos agradáveis, onde a atenção , o cuidado e principalmente o planejamento organizado por Rodrigo Luiz fez muita diferença. Haviam 3 distâncias planejadas de acordo com as condições físicas e possibilidades de cada participante. Deixo registrado os agradecimentos : aos ami...
Pedra Grande trilha e por do sol
Pedra Grande está localizada no município de Campestre e ao ser avistada, quando se passa na BR 167, desperta o interesse de vê-la mais de perto para os amantes de trilhas e natureza. O acesso é por dentro de uma propriedade particular e após autorização, inicia-se a caminhada. Começa por uma trilha em meio ao cafezal e a seguir, ingressa por uma mata que apresenta desafios. Sem pressa para sub...
Pedra Branca e Bairro Maranhão
Pedra Branca está localizada em Caldas / MG, próximo à Pocinhos do Rio Verde. uma região com vários atrativos turísticos, características peculiares e que merece ser visitada várias vezes. Isto, porque há mais de uma trilha de acesso até o local, ou seja, tem-se diferentes pontos de partida e chegada proporcionando experiências novas. Optamos começar pela que passava pela propriedade do sr. Fe...
Santo Hilário trilhas e cachoeiras
Caldas Pocinhos do Rio Verde Pedra Branca Canjarana Trilha.