- Видео 9
- Просмотров 34 766
Aline Rosinski
Бразилия
Добавлен 26 июн 2013
Concordância nominal
Neste vídeo, entenda como são aplicadas as normas de concordância nominal, as quais determinam quando dois nomes ou mais, que estabelcem relação em uma frase, devem concordar em gênero e número.
Просмотров: 105
Видео
Colocação pronominal
Просмотров 972 года назад
Neste vídeo, você poderá acompanhar as normas de colocação dos pronomes átonos, descobrindo quando eles devem vir antes, durante (sim!) ou depois do verbo.
Pontuação e sintaxe: sinais melódicos
Просмотров 1213 года назад
Conheça, neste vídeo, quais são os sinais melódicos de pontuação do português brasileiros. Além disso, descubra em quais contextos eles são utilizados e quais são os efeitos de sua utilização nas construções sintáticas.
Pontuação e sintaxe: sinais pausais
Просмотров 4093 года назад
Neste vídeo, conheça o emprego dos sinais pausais de pontuação (vírgula, ponto e ponto e vírgula) e saiba o que a sua utilização tem a ver com a organização sintática das frases.
Estrutura silábica - parte 2
Просмотров 1,3 тыс.3 года назад
Neste vídeo, confira algumas das restrições de ocorrências de fonemas para cada parte da sílaba.
Estrutura silábica - parte 1
Просмотров 4,2 тыс.3 года назад
Neste vídeo, conheça um pouco mais sobre a estrutura da sílaba, entendendo as noções básicas sobre o conteúdo.
Aula fonologia do português brasileiro - unidade III: regras e processos fonológicos
Просмотров 6 тыс.3 года назад
Neste vídeo, conheça os principais processos fonológicos por que podem passar os fonemas, as regras que indicam a ocorrência de um processo e como ambos funcionam de forma integrada.
Exemplos de transcrições fonológicas
Просмотров 20 тыс.3 года назад
Neste vídeo, vocês poderão conferir alguns exemplos de transcrições fonológicas e, juntamente, de transcrições fonéticas, a fim de identificar o que distingue as duas formas de transcrição das palavras.
Aula fonologia do português brasileiro - unidade III: transcrição fonológica
Просмотров 2,8 тыс.3 года назад
Confira, neste vídeo, a correção dos exercícios de construção de matrizes de traços e, em seguida, as instruções sobre o que é e como fazer uma transcrição fonológica.
Como tenho acesso ao exercício?
eu nao entendi!? Porque mudou a transcrição FONÉTICA de HORTA ? eu pensei que na transcrição fonética não mudaria. Se a pessoa falar HORTA com o R sem variação ??
Transcrição fonética seria transcrição de fones, o som falado, no exemplo apresentado, o falante fala o r como a vibrante simples: [ɾ]
Parabéns! Esclarecedor.
Seu conteúdo tem me ajudado muito nas aulas de fonologia!!
Vc oferece algum curso ?
Olá, Marilia! Ofereço aulas particulares, de acordo com a necessidade do aluno. Podes entrar em contato pelo e-mail rosinskivieira@gmail.com
A transcrição fonológica tbm pode ser chamada de fonêmica?
Pode sim
Que show de aula! Entendi apenas um pouco, mas já deu uma luz no fim do túnel para mim. Reverei o vídeo amanhã fazendo anotações. Grato Sra. Aline.
Boa noite, faço faculdade de letras. Minha professora disse que não podemos colocar a marcação lá em cima e ao mesmo tempo colocar o ponto ali em baixo.
Boa noite, faço faculdade de fonoaudiologia. Aprendi que não coloca o ponto na sílaba tônica, ex: [ka're.ta]
Olá! a sua professora explicou os motivos para não colocar as duas marcações? Porque uma indica tonicidade e outra marcação de divisão silábica. Então, é possível que as duas atuem juntas.
@@luizadias6115 tudo bem? Nos materiais de foneticistas, sempre vamos encontrar todas as sílabas separadas por ponto. Se eu encontrar algum que mostre diferente, te indico por aqui.
Nossa, Aline, quanto aprendizado em apenas 22 minutos!! Obrigado, colega professora! 😀
Você tira minha dúvida dessas palavras transcrição fonética sorvete, rocambole, calda, dueta e guloseima
Passa mais tempo explicando a transcrição fonética que a fonológica
Muito bom! Obrigada!!!
Obrigada!
Óptima
Aprendi muito . Grato!
Se eu for transcrever foneticamente uma frase, os colchetes vão palavra por palavra ou pega a frase toda?
Olá, Rodrigo! Neste caso, os colchetes devem ser utilizados incluindo a frase inteira.
Tarde
Ciamgtard s
Obrigado 😉
Eu acho que agora eu finalmente consegui entender o conceito de arquifonema, pois até então era algo que estava muito confuso na minha cabeça. Se eu pegar dois exemplos Assa /asa/ e acha /aʃa/ nesse caso /s/ e /ʃ/ são fenemas porque contrastam significado. Porém na palavra texto /teSto/ eu teria esse /S/ que seria considerado um arquifonema já que esse x ortográfico poderia ser pronunciado tanto como um /s/ ou /ʃ/ sem causar mudança de significado e nesse caso esses dois fonemas perdem a capacidade distintiva. É isso?
Oi, Rodrigo! É isso mesmo! 🙂