- Видео 5
- Просмотров 5 705
Pernambucanas da Cultura
Добавлен 30 мар 2021
Mestras Coquistas de Olinda - Dona Glorinha
Dona Glorinha aprendeu com a mãe, Dona Maria Belém, a sustentar a família como lavadeira. Também foi com a mãe que ela aprendeu a cantar e sambar o coco que a sua avó conheceu na senzala de onde fugiu: “Samba negro, braço não vem cá! Se vier, pau há de levar!”
Nascida e criada no Amaro Branco. Foi lá que ela nos recebeu para contar a sua história. E olhe que essa mãe, avó, bisavó e tataravó já viveu muita coisa nesses 86 anos de estrada.
Vamos conhecer Dona Glorinha do Coco?
FICHA TÉCNICA
Direção e roteiro: Ladjane Rameh
Produção: Leilane Alcântara
Produção executiva: Clarisse Fraga (Bureau de Cultura)
Direção de fotografia e câmera: João Lucas (Jacaré Vídeo)
Edição e finalização: Jacaré Vídeo
Des...
Nascida e criada no Amaro Branco. Foi lá que ela nos recebeu para contar a sua história. E olhe que essa mãe, avó, bisavó e tataravó já viveu muita coisa nesses 86 anos de estrada.
Vamos conhecer Dona Glorinha do Coco?
FICHA TÉCNICA
Direção e roteiro: Ladjane Rameh
Produção: Leilane Alcântara
Produção executiva: Clarisse Fraga (Bureau de Cultura)
Direção de fotografia e câmera: João Lucas (Jacaré Vídeo)
Edição e finalização: Jacaré Vídeo
Des...
Просмотров: 1 682
Видео
Mestras Coquistas de Olinda - Dona Celia da Xambá
Просмотров 7373 года назад
Mulher negra, membro da comunidade de fé da Xambá, filha de Xangô, Yabá, mãe, avó, bisavó, mestra coquista que aprendeu a cantar com o pai e a dançar com a mãe. Dona Célia entende que tem a missão de dar continuidade ao legado da família e homenagear o patriarca, Seu Manoel. Essa olindense abriu as portas de sua casa, em Sapucaia de Dentro, para nos contar a sua história. Vamos ouvir? FICHA TÉC...
Mestras Coquistas de Olinda - Mestra Ana Lúcia
Просмотров 1,5 тыс.3 года назад
Reconhecida como Patrimônio Vivo de Pernambuco, Dona Ana Lúcia, ainda criança, aprendeu a cantar o coco com o seu pai e desde então não parou. Mestra de Coco e Pastoril, líder de Acorda Povo e inspiração para muitas pessoas, ela acompanha com orgulho a quarta geração de coquistas que vem formando. Do Alto do Serapião, onde mora, bem pertinho do farol de Olinda, ela contou a sua história. Vamos ...
Mestras Coquistas de Olinda - Dona Cila
Просмотров 1,3 тыс.3 года назад
87 anos de vida intensa e muitas histórias para contar. Dona Cila é uma das mestras que deram ao nosso coco projeção internacional, chegando a preencher três passaportes com carimbos de lugares como Bélgica, Croácia, Espanha e até Japão. Mas essa mulher é uma estrela que brilha muito além do que se vê nos palcos e rodas de coco. Certamente você não imagina o tamanho da sua força nem quantos mom...
Teaser - “Mestras Coquistas de Olinda - mulheres que fazem a brincadeira acontecer”
Просмотров 4193 года назад
A série “Mestras Coquistas de Olinda - mulheres que fazem a brincadeira acontecer” apresenta as memórias de quatro olindenses, que relatam suas histórias de vida em episódios gravados em suas casas. São relatos de vidas singulares, que trazem em comum o gênero feminino, a pele escura, a maturidade trazida com os muitos anos de vida, a fé, a vida na periferia de Olinda, a paixão pelo coco que ap...
Que lindeza!
Urruuuu... Mais que beleza!
❤❤❤❤❤❤❤❤ salve sua força! Saudade sempre! Viva D.Glorinha!
Amei a história.
Descanse em paz 🕊️
Glorinha, eu sou sua fã.
Muito Lindo
Vim lhe conhecer mais. ❤
Querida!!!!!!!!!!! Linda! Xangô te abençoe!
Tá em
Tá certo
Tá
Tá
Que energia boa! <3 E eu amo esse coco que surgiu de "meter a pedra" hahah
Que preciosidade!
Poxa otimo video parabens
Sarava as suas forças, minha senhora Glória.
Essa senhora e cultura viva
Que mulher 👏👏👏👏
Ana,saudades,filha de irmã Epifânia.
amei conhecer mais Dona Glória! Salve sua força!
CILA DO CÔCO, Grande e Pequena mulher. Guerreira e talentosa Artista, que tanto nos alegrou e ainda há de nos emocionar. Amo você como profissional e ser humano sensível e generoso. Desejo muito que esteja bem,se cuidando como deve,pra botar a gente pra cantar/dançar. QUE BELEZA!!!!💐💐💐🤝🤝🤝🌟🌟🌟🌟🌟💙💫💚💫💜😘🙏😘 Abraço carinhoso e um cheiro, Sandra Cristina.
🙌🏽❤🙌🏽
Grande Artista.
Meu deus, que trabalho lindo gente!!! Vai ter mais??? Já vi tudo e quero ouvir mais histórias 😭
Que registro incrível!
Mãe e Mestra! <3
Que trabalho importante e encantador! Parabéns! <3
Que trabalho incrível!!! Parabéns pelo DOC
A importância de se passar a cultura de um povo de geração pra geração,cada história dessas mulheres é um aprendizado de resistência.
Que saudade de Mestra Ana Lúcia!
Que lindeza 🥰❤️🍀 saúde saúde pra dona Glorinha
Dona Glória é a força viva da cultura!! Quanta inspiração!!!
Tô apaixonada por esse trabalho! Dona Glorinha Lindeza!
Dona Glorinha é pequenina de tamanho, mas quando tá no palco se agiganta e coloca todo mundo pra sambar. Concordo quando ela diz que a Fundarpe e outros órgãos devem olhar com atenção pra cultura. Devem mesmo, valorizar mais os artistas locais e pagá-los com dignidade. O dono do seu orí é lindo e justo, fico feliz que a senhora não esconda que é macumbeira. Até porque o tempo que fomos obrigadas a esconder, já se foi e não voltará mais. Ásè pra senhora, Dona Glorinha!!
Mais uma história e um personagem que amei conhecer.
Tô amando ouvir essas histórias. Precisamos de mais registros como esses.
😍😍😍😍💛💛💛💛💛💛💛💛💛
Linda Glorinhabdo Coco.
Toda rede de apoio que a comunidade Xambá formou é maravilhosa. Através da cultura, da música, da fé, da religiosidade é possível sentir uma forma de resistência profunda a falta de apoio político. O coco é lindo.
Esses série das Mestras Coquistas de Olinda está de arrepiar!!
É mais uma riqueza da nossa cultura!
Que ícone! Dona Célia espero um dia conhecer você, viu? Maravilhosa demaaaaaaais!
Eita que esse povo xambá é talento puro🥰
Que riqueza ! 👏😍
Dona Lúcia Parabéns por este comentário que valoriza a mestra que você é. Obrigada,pela luta e resistência à cultura do coco. A SENHORA MERECE !
<3 <3 <3
Eu ficaria horas escutando essas histórias dessas mulheres guerreiras,sou filha de pais pernambucanos,e tenho muito orgulho de saber da cultura e do pertencimento que esse Projeto está nos proporcionando, parabéns Ladjane Rameh por essa oportunidade.
Eu tmb
Linda história, viva a Cultura!
Ah que história mais rica!