- Видео 132
- Просмотров 45 973
Canal Decolonize
Бразилия
Добавлен 24 июн 2020
Oi, eu sou a Maeli Calmon, eu sou psicóloga e estudo relações raciais, de gênero, raça e classe há dez anos e esse canal é para apresentar conhecimentos que hoje se encontram em discussão apenas nos espaços acadêmicos. A intenção é de decolonizar o conhecimento, ou seja, expandir o seu acesso e trazer a tona conteúdos sobre a nossa realidade social brasileira que não te contam nos espaços formais de ensino.
Me sigam nas redes sociais:
▪️Instagram e Facebook: @maelicalmonpsi
Me sigam nas redes sociais:
▪️Instagram e Facebook: @maelicalmonpsi
Racismo Científico, Frenologia e Nina Rodrigues
Esse vídeo apresenta os estudos do Nina Rodrigues que contribuíram para o racismo científico, estrutural e racismo na segurança pública.
Eu sou Maeli Calmon, psicóloga clínica há 6 anos e estudo relações raciais, Gênero, sexualidade e saúde há dez anos. Desenvolvo esse método na Psicologia Clínica atendendo público majoritariamente feminino e negra. Também sou multiartista e escritora.
Captação e Edição do Video: Marina Pontes @mariedita
Roteiro e apresentação: Maeli Calmon @maelicalmonpsi
Eu sou Maeli Calmon, psicóloga clínica há 6 anos e estudo relações raciais, Gênero, sexualidade e saúde há dez anos. Desenvolvo esse método na Psicologia Clínica atendendo público majoritariamente feminino e negra. Também sou multiartista e escritora.
Captação e Edição do Video: Marina Pontes @mariedita
Roteiro e apresentação: Maeli Calmon @maelicalmonpsi
Просмотров: 38
Видео
"O Espetáculo das Raças" conta uma história
Просмотров 622 месяца назад
Esse roteiro foi escrito após a leitura do livro "O Espetáculo das Raças " da antropóloga e escritora brasileira Lilia Moritz, com o objetivo de trazer a tona o Perigo da história única e os impactos para a mentalidade social sobre a história do povo brasileiro. Eu sou Maeli Calmon, psicóloga clínica há 6 anos e estudo relações raciais, Gênero, sexualidade e saúde há dez anos. Desenvolvo esse m...
O Racismo aprisiona mentes
Просмотров 723 месяца назад
Imaginar uma pessoa rica e associar a imagem dela a uma pessoa branca é um exemplo de como estamos aprisionados ao que a sociedade racista construiu no imaginário social sobre as pessoas pretas. E se você não se analisa, não consegue mudar as práticas que mantém esse ciclo violento funcionando. Eu sou Maeli Calmon, psicóloga clínica há 6 anos e estudo relações raciais, Gênero, sexualidade e saú...
Os traumas do racismo podem ser tratados
Просмотров 574 месяца назад
Os traumas do racismo podem ser tratados
O que não te contaram sobre a insegurança e o racismo
Просмотров 1055 месяцев назад
O que não te contaram sobre a insegurança e o racismo
Divertidamente 2, emoções e sociedade
Просмотров 2156 месяцев назад
Divertidamente 2, emoções e sociedade
Você sabe o que é Racismo Estrutural?
Просмотров 486 месяцев назад
Você sabe o que é Racismo Estrutural?
A Psicologia é uma profissão de mudanças sociais e coletivas
Просмотров 417 месяцев назад
A Psicologia é uma profissão de mudanças sociais e coletivas
Educação e desigualdade andam juntos
Просмотров 359 месяцев назад
Educação e desigualdade andam juntos
Existem outras formas de fazer terapia
Просмотров 429 месяцев назад
Existem outras formas de fazer terapia
Responda ao Racismo depois de assistir esse vídeo!
Просмотров 8810 месяцев назад
Responda ao Racismo depois de assistir esse vídeo!
Arte, Colonialidade e os impactos sociais
Просмотров 40Год назад
Arte, Colonialidade e os impactos sociais
O negro tem inveja do branco por ser mais delicado
Mas nunca vão admitir isso
Existe, brancos e brancas muitas vezes são discriminadas não so verbalmente falando mas muitas vezes pelo negro achar o branco mais vulnerável por ser mais sensível ele sentem inveja disso e acabam atacando a pessoa mas não falam diretamente que esse é o motivo
Ótima e certeira!
Parabéns pelos vídeos Maeli extremamente didáticos e com uma introdução psicológica❤👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigada, fico feliz que tenha gostado
Óbvio que ela não ia saber se era dia ou noite caramba ela tá dentro de um shopping, trabalhar menos faria ela saber se é dia ou noite ??????
Para de trabalhar simples assim
Estava ouvindo uma conversa… PQP que nível de argumentação 😂😂😂😂
ameiiii
😍😍😍
Sou a favor da recolonização
Pq os aristocratas dominam a população de bem através da pobreza e manipulação da história.
Saber mais sobre a história tem mudado a minha perspectiva sobre várias coisas
Ainda bem 😍😍
Perfeito Maeli, me questionam qdo estou em sala de espera que gostariam de passar com a médica, tcharam eu sou a médica!
Maravilhoso esse exemplo. Obrigada por compartilhar 😘
Fala sobre cristofobia heterogobia também
Verdade
Amei. Esta ótima ta falando muito bem opinião da sua tia Isabel
Obrigada tia 🤩🤩
🎉
Colada!!
O povo preto não tem descanso. Pra isso precisamos estar mais juntos, criando redes de apoio e lugares onde possamos nos sentir seguros. E claroooo fazendo terapia pra fortalecer esse emocional. Assisti a serie “Them” e fala exatamente sobre esse tipo de trauma. Fica a dica ai
Exatamente. Obrigada por deixar a indicação de filme 💜
Parabéns conteúdo muito interessante!!!!
@@MariaLuciaCalmon Obrigada 🤩🤩😍
Isso , vamos achar normal ele arrebentar o carro , vítimas e mais vítimas
Não é sobre normalizar não, inclusive eu nem falei disso nesse vídeo. É sobre entender que esse é um exemplo de como a forma como as relações trabalhistas estão se dando, adoecem. E esse é um exemplo de como uma pessoa adoecida chega ao limite
Violência social é meu ovo, não tem nada a ver com a etnia do cara, eu trabalhei nessa empresa aí só quem trabalhou lá sabe o quão insalubre é aquele ambiente.
Sim!!
Parabéns conteúdo que todos precisam!!!!
Que bom que gostou 😍😍
Putz, muito bom! ❤
@@lorenasouza8070 que bom que gostou 😍😍
Jesus vem do oriente médio que é miscigenado.
canal maravilhoso. Te enviei uma mensagem no Instagram para parceria ☺️
Oi, eu vi sua msg, mas eu n tô achando mais para responder. Me manda de novo 😘
❤❤❤❤❤❤
Muito bom Doutora .Estava faltando temas como esse
Obrigada, fico feliz que tenha gostado 😍😍
Ninguém fala sobre isso. Pauta importantíssima!!
Que bom que gostou 😍😍
Parabéns
Assunto muito bom!!!
Nao sou negro mas concordo plenamente. Absoluta verdade, triste verdade, mas...um dia sera diferente para todos. Mas hoje pode ser diferente dentro de nos,; comecarmos a sentir diferente, aunque sejamos uns poucos so, podemos mudar esa mentira que o sistema vendeu pra nos ao longo de seculos, e seculos.
Pois é....
Quanta baboseira
Eu levei muito tempo para me achar bonita. Na escola era sempre a "amiga" mas nunca tava na lista das bonitas das que eram desejadas pelos homens. O racismo acaba com nossa autoestima. E as bonitas eram sempre brancas ou mais claras...
Eu compartilho de vivência muito semelhante. O racismo destrói nossa autoestima e precisamos elaborad o trauma e olhar para a violência como ela de fato é: um problema de quem nos violenta e não um problema nosso!!
Parabéns pelo conteúdo ❤🎉🎉
Obrigada 😍
Ótima análise ! 👏🏾
Obrigada 😍😍
Achei a análise incrível 😍😍
Fico feliz por isso 😍
Tas a fazer o mesmo tipo de discurso da quele que estas a criticar. Es uma pessoa ipocrita e procuras invocar o ódio nas tuas palavras.
Que comentários. Os vídeos não tem comentários. Tu es racista.
Esta mulher e racista em todas as formas. Privilégio branco. Essa frase foi copiada dos racistas americanos negros.
Tu es uma pessoa amarga. E por isso que ninguém comenta nos teus vídeos. Es racista e preconseituosa . Talves tenhas que olhar no espelho e ver que o problema nao esta nas outras pessoas mas sim dentro de ti. Nao es umilde e t e achas dona da razão e da verdade. Colocas a palavra pessoas brancas com ódio. Se achas que os brancos são racistas tu tabem es racista em relação os brancos.
Uma pessoa de ética que no seu discurso fala (duas professoras brancas). Ética ou sinismo !?
A culpa é sempre dos outros... Discurso de gente fraca. Meu avô era negro e nunca se reclamou.
Mas pelo visto se assegurou que a linhagem dele embranquecesse e não precisasse passar pelo que ele passou
Mds quem ta pensando em racismo reverso ta moscando demais ou é racista mesmo o que é mais provável
Venceremos
Só gente colonizada mentalmente acredita em racismo reverso, o branco pode sofrer Discriminação, Preconceito e Xenofobia, mas nunca racismo, o racismo é muito complexo, e tem gente que ainda acredita que a definição de racismo do dicionário Mundial é real, em primeiro lugar, quem criou a própria definição foram os próprios opressores e racistas, o vilão sempre será vilão se a história for contada pelo herói, o branco está a perceber as consequências das suas acções e para reverter esse quadro sem precisar admitir os seus erros e ignorância, distorcem o próprio contexto do conceito de racismo que eles criaram, sendo que o racismo surgiu quando pessoas brancas decidiram criar o conceito de raça, para inferiorizar um determinado grupo de pessoas com características semelhantes e previlegiar o outro com características contrárias, originando assim o conceito de branquitude e negritude, então se existe racismo reverso, também existe branquitude reversa. Deixem de se apegar em dicionários, quando vc aprende algo sem questionar, na realidade VC não está aprendendo, vc está sendo doutrinado, o meu pai sempre me dizia que quem escreve a história são sempre aqueles que estão no poder, e a escrevem de acordo a se favorecerem, por exemplo aqui em África especificamente em Angola, onde eu vivo, os conteúdos relativos a colonização ou escravatura que é explanado nos livros da disciplina de história, contradiz com os conteúdos que os nossos antepassados e sobreviventes dessa época, que são as nossas bibliotecas vivas explanam, e não vamos fingir que não sabemos a causa e origem dessa contradição. "Ah não, mais existe racismo independentemente da cor de pele, todos sofremos racismo, o racismo não tem nada haver com a história" , gente como é possível que vcs pensem assim, o racismo é um assunto muito complexo com etnia e origem histórica, contra factos não há argumento. Vcs brancos que dizem sofrer racismo, acreditem em mim, vcs não vão querer sofrer racismo, principalmente quando esse racismo é fomentado por causa da etnia, passado ou história dos seus antepassados ou descendentes, racismo vai além de discriminação, Preconceito e Xenofobia, ele transcende a linha do espaço-tempo. Foi o próprio branco que deu origem ao racismo, que originou a colonização e escravatura, foi o próprio branco que criou o conceito de raça para inferiorizar um grupo enquanto o outro é previlegiado, e é o próprio branco que quer distorcer esse conceito, quando não lhe dá nenhum privilégio...Bando de hipócritas, não opinem sobre assuntos que VCS não têm conhecimento racional ou base para fundamentar, e tem gente que ainda acha que África é um país onde todas as pessoas vivem em pobreza extrema, não se deixem doutrinar e passem a pesquisar mais sobre esses assuntos, antes de começarem a falar atóa...É muito triste ver, que o personagem principal da história, não pode comentar ou criar conceitos didáticos sobre a sua própria história, porque só o que um lado fala é o que está certo e o outro está sempre errado, isso se tiver a oportunidade de ser ouvido, eu nem gosto de comentar sobre este assunto, mas é muita ignorância por parte de muitos Obs.: diga não ao racismo, preconceito, discriminação, xenofobia e bullying, e saiba definir devidamente esses termos
Obrigada pela explanação e dicas, vou usar comigo e com meus pcts!
Fico feliz em ajudar 🤩
Tenho refletido sobre o capacitismo e pensado que ele, assim como o racismo, é estrutural. As pessoas até podem expressar uma opinião baseando-se no politicamente correto, mas quando observamos a fundo suas falas e atitudes na relação com a pessoa com deficiência, o capacitismo aparece. Cansei de entrar em lojas para perguntar sobre determinado produto e ouvir do (a) atendente que aquilo É CARO sem ao menos eu ter perguntado o valor monetário, ou seja, porque estou numa cadeira de rodas não tenho condições financeiras de comprar? 😔
Com certeza estrutural, ao ponto de ter um apagamento no debate, diferente de outras pautas como o racismo e o machismo. E é mais uma avenida identitária da interseccionalidade que precisamos encarar como um problema social sério. E eu pretendo aprofundar ainda mais esse tema enquanto profissional e aqui no Canal. Obrigada por sua contribuição 🥰