- Видео 16
- Просмотров 65 525
Engenharia Mais Fácil
Бразилия
Добавлен 14 мар 2021
Canal criado com a finalidade de compartilhar materiais e exercícios sobre o curso de engenharia civil no intuito de ajudar os estudantes durante a jornada acadêmica.
Estamos em desenvolvimento, inscreva-se em nosso canal e acompanhe nossa evolução! Ah, e bons estudos!!!
Estamos em desenvolvimento, inscreva-se em nosso canal e acompanhe nossa evolução! Ah, e bons estudos!!!
COMO DIMENSIONAR FILTRO BIOLÓGICO ANAERÓBIO
Neste vídeo é demonstrado um roteiro de cálculos para o dimensionamento de um Filtro Biológico Anaeróbio conforme estabelece a NBR 13969/97. Bons estudos!
Assista também:
COMO DIMENSIONAR FOSSA SÉPTICA - Roteiro de Cálculos
ruclips.net/video/4tmO1nc52Os/видео.html
Assista também:
COMO DIMENSIONAR FOSSA SÉPTICA - Roteiro de Cálculos
ruclips.net/video/4tmO1nc52Os/видео.html
Просмотров: 4 223
Видео
COMO DIMENSIONAR FOSSA SÉPTICA DE CÂMERA EM SÉRIE
Просмотров 1,5 тыс.2 года назад
Neste vídeo é realizado o dimensionamento de um tanque séptico retangular de câmaras em série. São abordadas as disposições da NBR 7229/93 como também alguns detalhes apresentados em literaturas que tratam do tema. Bons estudos!
COMO DIMENSIONAR FOSSA SÉPTICA - Exemplo de Seção Retangular
Просмотров 3,8 тыс.2 года назад
Neste vídeo é realizado o dimensionamento de um tanque séptico de seção retangular aplicando todo o roteiro de cálculo de tanques sépticos apresentados nos vídeos anteriores e atendendo aos critérios estabelecidos na NBR 7229/93. Bons estudos!
CONDUTOS LIVRES EXERCÍCIOS RESOLVIDOS CANAL RETANGULAR
Просмотров 9 тыс.3 года назад
Neste vídeo é feita a resolução de um exercício que trata do assunto de condutos livres. Ex: Determine a vazão escoada em um canal com seção retangular, com lâmina d’água de 2,00m e largura de base igual a 3,00m e declividade 0,2m por Km, utilize Ƞ=0,012.
CONDUTOS LIVRES EXERCÍCIOS RESOLVIDOS CANAL TRIANGULAR
Просмотров 10 тыс.3 года назад
Neste vídeo é feita a resolução de um exercício que trata do assunto de condutos livres. Ex: Determine a vazão escoada em um canal com seção triangular, com lâmina d’água de 2,00m e declividade 0,5m por Km, utilize Ƞ=0,013. #exerciciosresolvidos #hidraulica #canal #condutoslivres
EQUAÇÃO DA LINHA ELÁSTICA MÉTODO DA DUPLA INTEGRAÇÃO CARGA DISTRIBUÍDA
Просмотров 1,9 тыс.3 года назад
Neste vídeo é feita a demonstração da obtenção da equação da linha elástica utilizando-se do método de dupla integração para uma viga bi apoiada com carga distribuída ao longo de todo o vão. O resumo de equações obtido no final será utilizado na aplicação em um exercício posterior. Bons estudos!
ISOSTÁTICA - CONCEITOS BÁSICOS
Просмотров 2043 года назад
Neste vídeo são apresentados conceitos básicos sobre estruturas isostáticas, a compreensão destas definições é fundamental para o entendimento do estudo de estruturas isostáticas. O assunto abrange vínculos, equações de equilíbrio, graus de liberdade e outros. Bons estudos!
EQUAÇÃO DA LINHA ELÁSTICA CORREÇÃO DO EXERCÍCIO-1 NO FTOOL
Просмотров 3413 года назад
Este vídeo apresenta a conferência no Ftool do exercício referente à aplicação das fórmulas da Equação da Linha Elástica utilizando o Método da Dupla Integração. Bons estudos! 1- LINK PARA DOWNLOAD DO FTOOL: www.tudoengcivil.com.br/2014/11/baixar-programa-ftool.html 2 - DEMONSTRAÇÃO DA EQUAÇÃO DA LINHA PELO MÉTODO DA DUPLA INTEGRAÇÃO: ruclips.net/video/Zr-b25NXPZY/видео.html 3 - EXERCÍCIO DA EQ...
ISOSTÁTICA REAÇÕES DE APOIO VIGAS BI APOIADAS
Просмотров 5283 года назад
Neste vídeo, são apresentadas as fórmulas de cálculos das reações de apoio em vigas bi apoiadas com alguns tipos de carregamentos. Bons estudos!
ISOSTÁTICA - REAÇÕES DE APOIO - Carga Distribuída
Просмотров 1033 года назад
Neste exemplo são obtidas as reações de apoio para uma viga bi apoiada com carga uniformemente distribuída, e posteriormente foram confeccionados dois diagramas, o diagrama de esforço cortante (DEC) e o diagrama de momento fletor (DMF). Bons estudos!
COMO DIMENSIONAR FOSSA SÉPTICA - Exemplo Seção Circular
Просмотров 6 тыс.3 года назад
Este vídeo apresenta o dimensionamento de uma fossa séptica (tanque séptico) de seção circular, utilizando-se das fórmulas e tabelas fornecidas pela NBR 7229 que trata de Projeto, Construção e Operação de Sistemas de Tanques Sépticos. Bons Estudos!
COMO DIMENSIONAR FOSSA SÉPTICA - Roteiro de Cálculos
Просмотров 26 тыс.3 года назад
Neste vídeo são apresentados critérios para o dimensionamento de Tanques Sépticos, utilizando-se fórmulas, tabelas e atendendo-se aos requisitos estabelecidos pela NBR 7229 que trata de Projeto, Construção e Operação de Sistemas de Tanques Sépticos. Bons Estudos!
COMO DIMENSIONAR FOSSA SÉPTICA - Definições e Pontos Importantes
Просмотров 4983 года назад
Neste vídeo são apresentadas algumas definições contidas na NBR 7229 que trata de Projeto, Construção e Operação de Sistemas de Tanques Sépticos. Bons Estudos!
ENGENHARIA - MOTIVAÇÃO - FASES E CONQUISTAS
Просмотров 5033 года назад
Ei!? Você aí mesmo, estudante... Eu sei que as coisas não são fáceis, conseguir entrar para o curso é o início, acredite, é um GRANDE COMEÇO, mas só entrar não basta, se manter é outra batalha e concluir vai ser mais uma VITÓRIA. Serão inúmeras aulas, muitos exercícios, trabalhos e mais trabalhos, provas difíceis e infelizmente quem sabe até reprovações... Mas, NÃO DESISTA! ACREDITE! VAI VALER ...
EQUAÇÃO DA LINHA ELÁSTICA MÉTODO DA DUPLA INTEGRAÇÃO EXERCÍCIO 1
Просмотров 2843 года назад
Neste vídeo, é mostrada a aplicação das fórmulas obtidas através do método da dupla integração para a obtenção da deformação ocasionada por um carregamento concentrado localizado a três quartos do vão total de uma viga bi apoiada. Observação:: 1- Link do vídeo com a explicação e demonstração do processo de obtenção das fórmulas utilizando o Método da Dupla Integração: ruclips.net/video/Zr-b25NX...
EQUAÇÃO DA LINHA ELÁSTICA MÉTODO DA DUPLA INTEGRAÇÃO
Просмотров 9513 года назад
EQUAÇÃO DA LINHA ELÁSTICA MÉTODO DA DUPLA INTEGRAÇÃO
muito bom
Nem postou a de seção retangular
Se tivesse mais alguma carga concentrada, eu faria mais cortes? Por exemplo duas cargas simetricamente localizadas na viga
Excelente aula!
Sugestão: Apesar de óbvio, como se trata de "aula", seria interessante ter mencionado o que é o tal de "n".
Poderia fazer um video ensinando a dimensionar o filtro retangular...passo a passoa até as características construtivas? Agradeço desde já
ótimo vídeo. tirou minhas dúvidas dessa norma. parabéns
Parabéns excelente aula🎉
V=1000+N(CT+KLf) Padrão alto, logo: V=1000+5(100T+K1) T=CN=100*5=500 Logo: V=1000+5(100*500+K1) Considerando o período de 1 ano de limpeza, e que no semiárido o mês mais frio tem temperaturas superiores a 20°C, temos pela tabela que K=57, logo: V=1000+5(100*500+57*1) V=1000+5(50000+57) V=1000+5(50057) V=1000+250285 V=251285 L Ou V=251,285 m³
Com relação à fossa séptica. Dimensionar o sistema de tratamento individual de esgoto do tipo fossa séptica seguido de sumidouro para uma residência de 5 pessoas padrão alto localizada em uma região do semiárido nordestino no qual o teste de absorção de água no solo indicou um coeficiente de infiltração Ci de 75,4 L/m²/dia.
que aula esclarecedora, nunca vi isso na faculdade, e agora depois de formada precisei dimensionar e olha só que maravilha de aula. Obrigada por disponibilizar de forma esclarecedora esse conteudo incrivel!
top
Eu faço curso técnico de saneamento, estou fazendo um exercício em sistema de esgotamento sanitário, você pode me ajudar? Meu problema é no cálculo da dimensão de 2:1 ou 4:1 dependendo, e a circular que não entendi muito bem
No passo n° 4 das dimensões internas, estes limites máximos e mínimos são da NORMA? não consegui encontrar na NBR 13969
gostei
boa , vc ensina nota mil !!!! vc poderia fazer uma questão sobre a vazão de um canal trabezoidal ?
Saudações! E como faria para determinar a população para o caso de escolas, hospitais, shoppings e outras edificações? Desde já agradeço.
Olá amigo, agradeço sua contribuição com o canal. Nos casos que você levantou podemos estimar a população utilizando taxas de ocupação em função da área construída conforme cada tipo de edificação. Temos algumas tabelas existentes na literatura que nos mostram a quantidade de habitantes que podemos considerar por metro quadrado de área construída.
@@engenhariamaisfacil4029 Muito bem! Na verdade estou a procura dessa literatura que me mostre essas taxas em função do tipo de edifícios e área. Achei uma tabela que possui a taxa de ocupação para cinemas, restaurantes, lojas, etc., contudo, não possui taxa para escolas. Você poderia me ajudar a achar essa literatura que possua a taxa para escola, por forvor?
O livro Instalações Hidráulicas e Prediais do autor Hélio Creder é um exemplo de literatura que poderás utilizar. Para determinação da população estimada te indico analisar o projeto arquitetônico e considerar taxas diferentes para cada parte da edificação. Por exemplo, para áreas de circulação você pode utilizar a taxa de ocupação referente a pavimentos térreos que é de uma pessoa para cada 2,5 m² de área construída, já para a biblioteca (caso tenha) deverás utilizar uma taxa de ocupação diferente, e por aí vai. Para as salas de aulas podes utilizar as taxas de lotação máxima estipulada nas instruções técnicas do Corpo de Bombeiros do teu estado ou outra legislação que seja devidamente aplicada na região da construção, em geral para as salas de aulas o valor é de uma pessoa por 1,5 m² de área construída. Para o caso de escolas públicas programas de governo podem trazer algumas especificidades para a estimativa de população da edificação. De toda forma é interessante a participação de um profissional habilitado nesses dimensionamentos. Até breve!
@@engenhariamaisfacil4029 Muito obrigado pela sua ajuda! Eu sou engenheiro Civil (recém formado - há 3 anos), sou moçambicano, e, infelizmente, (não que eu tenha procurado exaustivamente) não consigo achar aqui regulamentos que falem também de taxa de ocupação para outros tipos de edificações em questão. O regulamento que eu achei, determina o Volume útil do tanque séptivo considerando apenas edifícios residenciais. Pude notar, por exemplo, que para na norma brasileira, considera-se o <padrão da residência>, mas aqui não. Por esse motivo, estou procurando outras bibliografias. 😃
Belíssimo trabalho de apresentação e explanação! E qual seria a taxa de ocupação para o cálculo da população em escolas?
Boa pergunta...procuro resposta também
🎉🎉🎉
Ótimo detalhamento.
excelente aula
Poderia fazer um vídeo ensinando a dimensionar sumidouro?
Obrigado pela participação, em breve o vídeo sobre sumidouro será publicado.
Vídeo Excelente!! muito obrigada
Muito bom
Muito boa sua didática, simples e objetivo. Like e + um inscrito.
Que vídeo maravilhoso! Obrigado
Olá, bom dia, venho aqui novamente pedir sua ajuda. Você poderia também gravar um vídeo de como dimensionar um sumidouro? Encontrei uma forma de fazer esse dimensionamento, porém acaba que as vezes a profundidade do sumidouro fica muito grande, o último tinha dado 5,60 de profundidade, desde já lhe agradeço.
Boa noite, novamente agradeço sua contribuição, já gravei o estudo sobre filtro vou apenas finalizá-lo para postar, seguindo a ordem vou fazer o quanto antes o de sumidouro e já vou incluir um esclarecimento sobre os critérios para utilização de sumidouro e outra solução de destinação final (como a vala de infiltração por exemplo), irei adiantar ao máximo para postar o quanto antes.
Muito obrigada. A explicação está excelente!
e quando o número de pessoas for maior que 30? No caso estou dimensionando um para 100 pessoas, não encontrei nada a respeito de um caso parecido.
Desde já agradeço a sua participação. Em relação ao número de usuários a NBR 7229/93 no seu item 5.10 faz apenas uma recomendação, desta forma o projetista ,se achar conveniente, pode de maneira justificada dimensionar o tanque séptico em série para uma população maior do que a recomendada em norma. Cabe ressaltar a necessidade de um bom dimensionamento das áreas de intercomunicação entre as câmaras (item 5.12 da referida norma). Indico também considerar para o cálculo de volume a fórmula contida no livro de Hélio Creder, isso vai proporcionar mais segurança ao sistema. Ademais, vale desenvolver uma análise do caso, talvez a combinação de um tanque de câmara única com um filtro biológico anaeróbio pode gerar uma melhor eficiência no tratamento e talvez utilize uma área menor do terreno.
Bom tava precisando disso
Agradeço sua interação com o canal. Bons estudos!
Obrigado, por trazer de forma didática, esse assunto!
Desde já agradeço seu comentário positivo, compartilhando informações nós vamos melhorando nosso entendimento em relação ao assunto. Bons estudos!
poderia me mandar o pdf por e-mail?? obs: não tenho conta no passei direto!!
Posso sim, meu e-mail é: engmariomartinsferreira@gmail.com fala comigo lá que te respondo com o arquivo em anexo.
Eu usei a fórmula: Q = 1/n*A*Rh^2/3*raiz da declividade e não deu essa vazão não =/
Olá, irei revisar meus cálculos para confirmar os valores, mas de antemão, realço que um dos erros mais comuns ao usar esta fórmula está na sua aplicação de forma incorreta na calculadora, uma das hipóteses pode ser a falta de parênteses no expoente do Raio Hidráulico, na calculadora tente utilizar RH^(2/3) e o restante da fórmula que você descreveu, quando utiliza-se na calculadora diretamente RH^2/3 a máquina primeiro eleva o RH ao quadrado e depois divide o resultado por 3, e consequentemente haverá alteração no valor final, desde já agradeço seu comentário, muito obrigado pela interação com o canal.
Então o que acontece é que pelo que vi ele pede vazão e se da em m³/s a unidade de medida, porem ele esta calculando velocidade e acho que esta errado a formula dele, pois para a vazão eu utilizo Q= (A*Rh²/³ *√Io)/n
Sou arquiteta, e achei perfeita a sua explicação, super fácil de entender. PARABÉNS!!!!
Muito obrigado pelo seu comentário, agradeço pela interação com o canal!
Muito obrigado mesmo, estarei aguardando o vídeo do filtro.
Você pode demonstrar um exemplo fossa séptica prismática de câmaras em série? Li a NBR 7229 porém fiquei um pouco confuso com relação a distribuição do volume para cada câmara.
Olá, vou gravar o vídeo com esse exemplo, posto amanhã, assim que tiver no canal já lhe aviso, muito obrigado pela sugestão!
@@engenhariamaisfacil4029 Muito obrigado, eu que agradeço pela atenção e pela ajuda, a outra dúvida que fiquei é com relação à função da segunda câmara na fossa prismática
@@yuryckdaniel7645 vídeo postado, e ainda deu de incluir a resposta para seu segundo questionamento, bons estudos! ruclips.net/video/6m7VYadnG_E/видео.html
@@engenhariamaisfacil4029 Ok, muito obrigado mesmo
Parabéns pela didática!! Só faltou a de calculo retangular :(
Obrigado pelo comentário, o vídeo de seção retangular acabou de ser postado. Deixarei o link aqui, até breve e bons estudos! ruclips.net/video/ttRusNSZDEo/видео.html
de qual livro foi essa questão?
A questão é autoral, mas um bom material com exemplos e exercícios resolvidos é o Manual de Hidráulica de Azevedo Netto.
Parabéns, pela clareza da explicação
Parabéns, explicação simples, porém muito didática.
Muito obrigado!
Muita força, muito bom...