- Видео 4
- Просмотров 39 156
Aluizio Salles Jr.
Добавлен 28 янв 2011
Видео
Aula Mestre Soneca.mov
Просмотров 66113 лет назад
Aula de Capoeira do Lucas Salles, com Mestre Soneca, do Grupo de Capoeira de Mestre Agostinho / Grupo Ginga.
Primeira aula do Lucas com o Grupo Ginga.mov
Просмотров 15413 лет назад
Primeira aula de capoeira que o Lucas fez com o Mestre Agostinho e o Grupo Ginga, de Belo Horizonte, no dia 29 de agosto de 2011.
Famigerado Aluizio Salles Jr
Просмотров 38 тыс.14 лет назад
O vídeo é uma adaptação quase literal do conto de mesmo nome de João Guimarães Rosa. "FAMIGERADO" conta a história de Damásio, jagunço aposentado, morador da Serra do Ão. Certo dia, um moço do Governo que por lá se encontrava, comete a ousadia de referir-se ao jagunço como um "famigerado..." Sem saber se com aquela palavra recebera ele um elogio ou uma ofensa, e por não poder consultar dicionár...
Maravilhoso 👏👏😍
tantas vezes que assisto este conto com estes admiráveis atores mais, ao fundo, linda música!
muito boa a encenação , me ajudou na minha análise literária!!
Excelente, achei muito bom o video
Gabriel Henrick 9°: Achei interessante a construção do curta que retrata as diferenças na fala e oralidade entre diferentes regiões, é curioso ver o que Damásio tinha em mente do que significava a palavra "Famigerado".
Maryanna: o curta retrata sobre a oralidade que varia de acordo com a região e ao meu olhar, o curta também mostrou que varia pela classe social da pessoa.
14:13 Ana Lara, 9° ano, Produção de Texto, Letras Douradas, Professor Kevyn. Não tenho uma opinião concreta sobre o Auto. A forma de falar e as palavras são bem estranhas, levando em consideração o que eu estou acostumada, obviamente por ter sido gravado a 13 anos atrás. Confesso que não entendi absolutamente nada do que os personagens falaram, como se estivesse em outro idioma. Acho que é isso. Espero que o senhor leia.
Obrigada
Davi 9°: Gostei da adaptação feita em forma de curta, ela conseguiu trazer uma boa narrativa com marcas de oralidade da época em que a obra se passa, também achei interessante a reação do jagunço sobre a palavra "famigerado".
Ass: Ana Luiza Teles 9 ano Eu até que achei interessante o curta apesar de não achar as narrações necessárias eu gostei de descobrir uma nova palavra e seu significado Apesar de ser antigo ,seu vocabulário é compreensível
Sofia , achei uma maneira fantástica de abordar a diferenças no vocabulário, de pessoas de mesma região , porém com situações financeiras diferentes .
"Não há como que as grandezas machas de uma pessoa instruída!" Gratidão eterna a Guimarães Rosa por nos ter ofertado essa literatura maravilhosa!
❤
2024 e venho, mais uma vez, admirar este vídeo fantástico que, com as atuações de Saulo Laranjeira e Antônio Naddeo, dá vida às palavras de Guimarães Rosa.... Excelente!!!!
👏👏👏👏👏👏
Rosa é bem dificil de ler pelo seu regionalismo e palavras inventadas. Mas e ironia e a contundência expressa da vida cotidiana do sertão é muito forte. Ele é o tipo de autor que precisa ser lido várias vezes pra ser asssimilado por nós, de um outro Brasil
Excelente. Tudo de G Rosa é um espetáculo!
Eu estou sendo obrigado a ver essa coisa pra um trabalho de escola 😅
😂
tive de fazer um trablho desse video ruim(na minha opinião)
Eu adoro esse curta. Vejo todo ano. ❤
Nicolas gay
MARAVILHOSO ! MARAVILHOSAS INTERPRETAÇÕES, TAKES, RITMOS E PAUSAS !
Registre os elementos da narrativa: personagens tempo espaço narrador ALGUÉM PODE ME FALA POR FAVOR!
Muito bom excelente curta! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻✌🏻✌🏻👍🏻👍🏻
Belo trabalho. Parabéns. Viva Guimarães Rosa.
Todos os contos do Guimarães Rosa deveriam ser traduzidos para o cinema.
Concordo totalmente!!! Seria fantástico
tenho vontade de fazer um de "os irmãos Dagobé", tem um curta mas armador e honestamente não achei bom...
Que maravilha, muito bom Parabéns, abraço de WILBER409
Minha professora que me trouxe aqui
Paulista que sou da divisa, acho que sou mais mineiro que paulista.
Mds que atuação é essa!!!?
Boa ou ruim?
Fiz a leitura e agora vendo o vídeo para complementar. Ameiiiii
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Parabéns pelo filme. Excelente e muito fiel ao texto. Gostaria de saber qual é o nome da música de Tavinho Moura? Abs.
Sensacional o Guimarães Rosa
Muito bom!
Acabei de ler o conto e parei aqui. Já vi 3 vezes kkkk. Guimarães Rosa é genial!
Não tem como não compartilhar um trabalho destes!!! Parabéns a todos! Maravilhoso!
muito bom
As idéias são boas para a cabeça, mas as palavras são ótimas para o corpo. Não dá para ver meia dúzia de vezes...
Genial! Guimarães Rosa, um mestre das palavras.
Famigerado! Muito melhor do que ser chamado por mano, zi, fi, zé, ou djôu, por gente do malacobaco.
Eae famigerado tudo bem?
-Vosmecê agora me faça a boa obra de querer me ensinar o que é mesmo que é: famisgerado... faz-me-gerado... falmisgeraldo... famílias-gerado? O conto encaminha-se para um anticlímax: o médico (narrador) depara-se com uma situação de tensão: um bandido feroz, Damásio Siqueiras, visita-o com a intenção de saber o significado da palavra “famigerado”. O facínora queria saber, portanto, se aquela palavra seria motivo para a desgraça ou para a paz. Temeroso de revelar a verdadeira intenção do homem do governo, o médico mente, pois teme a violência de Damásio contra o “moço do Governo” que assim o havia chamado. O médico, ineficientemente (ou por insegurança), informa que o termo significa “inóxio”, “douto”. A verdade não fica clara. Damásio pede para que seja usada “fala de pobre”, de “em dia de semana”. Um pedido humilde. O narrador, pois, já detém poder da situação. Expõe-lhe toda a verdade. Informa que não é nome de ofensa. Ele explica então que “famigerado” quer dizer “célebre”, “notório”, “notável”. O assassino, depois de tranqüilizado com a resposta do médico, agradece e vai embora. Antes, porém, considera que: Não há como as grandezas machas de uma pessoa instruída. O interessante é notar que há uma constante preocupação em descobrir o que existe por trás das palavras. Damásio quer ter posse desse conhecimento, pois suas ações dependem disso. O narrador quer saber por que essa curiosidade, com medo de que tenham feito intriga contra ele. Uma leitura desatenta indicaria que o narrador censurou a verdade. De fato, “famigerado” quer dizer “famoso, importante, que merece respeito”. Mas boa parte das pessoas usa esse termo com o sentido de “maldito, desgraçado”. Há uma forte possibilidade de que essa tinha sido a intenção do moço do governo. E a fala final do narrador deixou nas entrelinhas, como uma parábola, uma estória, este último significado. Quando Damásio lhe pede para confirmar se não se constituiu ofensa, o interlocutor diz: Olhe: eu, com o sr. me vê, com vantagens, hum, o que eu queria uma hora destas era ser famigerado - bem famigerado, o mais que pudesse!... De fato, mesmo proprietário, estabelecido, culto, formado, naquela hora em que se sentia encurralado pelo medo de perder a vida, o que mais queria era ser tão desgraçado, tão maldito quanto Damásio. Mas o bandido não estava preparado para essa verdade. Estava diante dele, mas não a enxergou. Estava ainda mergulhado nas trevas. Não pôde perceber o brilho do vaga-lume. É por isso que sai desmanchando-se de felicidade e alívio.
De fato, “famigerado” quer dizer “famoso, importante, que merece respeito”. Mas boa parte das pessoas usa esse termo com o sentido de “maldito, desgraçado”. Há uma forte possibilidade de que essa tinha sido a intenção do moço do governo.
Mas é claro, né seu famigerado?!
Provavelmente o médico tbm sabia, por isso deu a definição "boa" pra evitar brigas etc...
Excelente para dizer o mínimo!
Gostei demais!
Muito bom!
Foi filmado na casa do meu Avô (Aristóteles Silva), no Arraial Velho em Sabará! Ainda me lembro das filmagens na época.
Renato Viana 👏🏼
Que legal
Excelente! O melhor vídeo que já vi sobre um conto do Guimarães Rosa. Vou indicar pro meu grupo de leitura porque respeita o texto e é muito bonito. Parabéns a todos!
Parabéns, Aluízio! Muito bom rever seu filme. Abraço, Marcos.
ótimo vídeo, para entender melhor só lendo o conto. ;)